segunda-feira, 10 de março de 2014



BASTIDOR POLÍTICO LITORAL -  jornalista Welinton Andrade Silva 
welintonandrade@hotmail.com

O EMPRESÁRIO ARMÊNIO MENDES...
Da cidade de Santos, já doou para o novo Hospital de Vicente de Carvalho meio milhão de reais (R$ 500 mil). É um homem inteligente e sabe que “são os olhos do dono que engordam o gado”. Seguindo essa premissa, seria de bom tom o empresário, antes de colocar mais dinheiro no hospital de Vicente de Carvalho, visitar a obra. Mas de surpresa, sem divulgação antecipada na imprensa.
TAMBÉM SERIA INTERESSANTE...
Que o empresário determine que alguém de sua confiança acompanhe as compras, contratações de empresas... Sabemos que foi pedido ao MP acompanhamento. Entretanto, como não envolve dinheiro público, o MP, legalmente, não apita nada se, por acaso, existir algum desvio de verba ou superfaturamento nas compras, no que não acreditamos. Mas que seria interessante o empresário visitar a obra e quantificar o quanto já foi gasto, com o que já foi executado, não resta dúvida.
COMO ARMÊNIO NÃO RASGA DINHEIRO...
Temos certeza que, alertado, irá acompanhar mais de perto os valores das notas e as contratações (se estão de acordo com os preços de mercado), bem como o andamento dos trabalhos. Afinal, melhor prevenir do que remediar.
DOENÇA DA PREFEITA
Em nota à imprensa a PMG disse que a prefeita teria passado por um “simples” procedimento de vide laparoscopia para a retirada de pedras na vesícula. Como a prefeita demorou a retornar às funções, há várias especulações sobre o assunto. Tentamos falar com  o vice-prefeito Duíno, mas não obtivemos êxito. Ele como vice deve saber algo para esclarecer a população.
EX-PREFEITO PAPA É TRAIDOR?
Muito se fala que as eleições em Santos foram com cartas marcadas. De um lado, o prefeito Papa que foi eleito com o apoio do deputado federal Beto Mansur, apoiou Aquino. Papa sempre esteve muito próximo ao governador Alckmin, do PSDB. Em Santos, com a vitória do Tucano Paulo Alexandre Barbosa, nos bastidores, fala-se muito sobre uma possível traição de Papa aos ex-companheiros do PMDB.
DIVULGAMOS BEM ANTES A SAÍDA DE PAPA...
Do PMDB para o PSDB. Os tucanos de alta plumagem de Santos, Sadao Nakai, presidente da Câmara, e Mandy, nos disseram, na época, que não havia nada de concreto sobre a ida de Papa para o PSDB. Se fosse vivo, o ex-prefeito Justo,  padrinho de Papa, lhe daria umas palmadas. Mas, como outro padrinho de Papa ainda está vivo (Mansur) os pemedebistas ainda alimentam esperanças de ver Papa “apanhando pela possível traição”.
PAPA TEM CARGOS NA PREFEITURA DE GUARUJÁ?
Todos sabem que Papa conseguiu uma boquinha (com alto salário) de diretor para seu irmão com a prefeita Antonieta. Também embalou outra diretoria para o conhecido Guilherme do PMDB, nos bastidores das câmaras de Santos e Guarujá, fala-se que Papa teria indicado nada menos de vinte cargos. Isso só em Guarujá, onde Antonieta é do PMDB. Só para lembrar, PAPA está no PSDB, ok??

BETO FICA CALADO...
Quando questionado sobre os motivos de seu ex-pupilo ter deixado o PMDB para o ninho dos tucanos, o deputado federal Beto Mansur, do PRB, fica calado. Apenas sorri. Sorriso idêntico Mansur oferece aos interlocutores que perguntam se ele (Mansur) se sente traído por Papa não apoiá-lo na última campanha para prefeito de Santos.
CRIATURA E CRIADOR
Tudo indica que, mais uma vez, assistiremos a um embate entre criatura e criador: Papa (criado por Beto Mansur) deve disputar para deputado federal pelo PSDB, enquanto seu criador, Beto Mansur concorrerá ao mesmo cargo, pelo PRB. Na política, ingratidão não costuma ser bem recebida por eleitores.
O EX-PREFEITO PAPA TRAÍU OU FOI INGRATO?
Eis a questão. Alguns acham que Papa teria traído Beto Mansur, que o apoiou para ser prefeito de Santos. Entretanto, outros, acham que papa teria sido “apenas” ingrato. Detalhe: difícil é encontrar alguém que explique a postura do ex-prefeito Papa não usando as duas opções mencionadas. Isso vale também para a troca do PMDB pelo PSDB.
PAPA NÃO CUMPRE ACORDO?
É o que corre nos bastidores da política não só de Santos, mas também da Região. O ex-prefeito possui fama de não cumprir acordos políticos. “Nem os que ele assumiu na reeleição, dentro do próprio gabinete, em local público”.
SESSÃO DA CÂMARA DE GUARUJÁ
 A sessão da Câmara de Guarujá desta terça feira deve ser curta. Ou melhor, serão duas em uma. Na primeira, os trabalhos normais. Às 19 horas, sessão especial onde vereadores homenagearão mulheres, o que deve prejudicar a ordem do dia.
VETOS DA PREFEITA
Trancando a pauta da Câmara, estão vários vetos da prefeita a trabalhos dos vereadores. Entre eles, o da LEI SOARES (que obriga secretários municipais a morar, com residência fixa na cidade). Esse veto deve ser derrubado, bem como outros. Quanto à queda da isenção do IPTU  para Grandes Hotéis, essa matéria não deverá nem ser pautada para a sessão da semana que vem. Detalhes, divulgaremos, oportunamente. Aguardem.
POPULAÇÃO E COMERCIANTES SÃO CONTRA...
 O privilégio dos grandes hotéis, exemplo, Sofitel Jequitimar, do Grupo Silvio Santos, não pagarem impostos. “Restaurantes, postos de combustíveis, lojistas, costureiras, donas de casa, trabalhadores, moradores. Todos pagam impostos, então, porque cargas d´agua os hotéis não podem pagar também?” me disse indignado um comerciante que pediu para não ser identificado. Faz sentido.
PIPINO PARA A CÂMARA
Com as votações corajosas dos senhores vereadores que retiraram isenção dos grandes clubes, agora, com a questão da isenção dos hotéis, será colocada em prova a seriedade ou não do trabalho deles. Tudo bem que, sendo votado ou não neste ano, entrará em vigor (valerá) no ano que vem. Mas, com os clubes, foi a mesma coisa (só valerá para o ano que vem) e os vereadores votaram. Essa será uma prova de fogo. Estamos atentos.
ANTONIETA, UMA PÁGINA VIRADA...
Na política de Guarujá. A prefeita mais incompetente entre todos os prefeitos de Guarujá.  É dessa forma que a prefeita Antonieta deverá passar para a  história da cidade. É o que corre na cidade.
ELES QUEREM SER PREFEITO
Adilson Jesus; Adilson Cabral; o vice Duino Verri; o presidente Marcelo Squassoni; Heitor Gonzalez; Sidnei Aranha, entre vários outros, querem ocupar a cadeira de Antonieta.