“CÂMARA TEM CONTRADO DE 2 MILHÕES PARA INFORMÁTICA, AFIRMA MADURO”
“A informatização da Câmara, quando eu era presidente, custou 50 mil reais. Hoje, há um contrato de mais de 2 milhões de reais”. A declaração acima é do suplente de vereador do PV, Vanderley Maduro dos Reis, ex-presidente da Câmara Municipal de Guarujá, no Programa do Augusto. Talvez fosse interessante o presidente José Carlos explicar os motivos desse aumento no custo da informática da Câmara, numa coletiva com a imprensa, onde também esclareça a questão da contratação do aluguel dos carros.
CONTINUA REPERCUTINDO O ALUGUÉL DOS CARROS DA CÂMARA DE GUARUJÁ
Primeiro, falou-se que o contrato da Câmara, com aluguel de carros, seria de mais de um milhão por mês. Foi uma gritaria. Agora, a própria Câmara, por sua assessoria de imprensa, disse que a despesa real seria de R$ 1.086.000,00 (um milhão e oitenta e seis mil/ano). Ainda é muito para uma cidade que não oferece boa saúde para a população e não dispõe de um transporte coletivo de qualidade.
PRESIDENTE ZE CARLOS DIZ QUE VIRÁ A PÚBLICO PARA ESCLARECER A QUESTÃO DOS ALUGUEIS
Em contato com nosso Blog, o presidente José Carlos, que estava fora da cidade quando tudo aconteceu nos confirmou que se pronunciará aos munícipes sobre a questão dos aluguéis. A situação do Legislativo ficou feia em toda a cidade e região. A população não admite mais esse tipo de mordomia desnecessária. Vamos aguardar os esclarecimentos do presidente que, em nossa conversa, não descartou a possibilidade de cancelar tudo. O presidente deveria dar cópia dos procedimentos para toda a imprensa, para que não restem dúvidas sobre os valores do carros. As cópias do contrato de 2 milhões com a informática da Câmara, também seria bem vindo para esclarecer todas as dúvidas.
VEREADOR DO PSDC DIZ QUE NÃO USARÁ CARROS ALUGADOS
O vereador Valter Suman, do PSDC de Guarujá, após envio de ofício do diretório local, com posicionamento de orientação para que não utilizasse um dos carros alugados no polêmico contrato da Câmara, afirma agora que não utilizará o carro. Parabéns, vereador, a população que votou no senhor, com certeza, saberá reconhecer seu posicionamento, que acompanhou a orientação do partido.
FOI “ORIENTAÇÃO” E NÃO “DETERMINAÇÃO” PARA O VEREADOR
Diferente do que foi publicado por coluna de jornal regional, o PSDC, em ofício encaminhado ao vereador não “determinou” que Suman não utilizasse o carro alugado. A executiva do partido, em ofício, simplesmente, “orientou” e solicitou que o vereador não utilizasse o carro. Afinal, moramos numa cidade sem direito a saúde e transporte público dignos. E seria uma afronta o vereador usar carro alugado enquanto o povo anda a pé e de bicicleta, ou mofa nos pontos de ônibus. O que o partido pode "determinar" é o que está no estatuto partidário. Ponto para o vereador que seguiu a “orientação” do partido.
NEM PARTO DEMORA TANTO
Quando assumiu a PMG, uma das primeiras ações de impacto da prefeita Antonieta de Brito, do PMDB, foi fechar o Hospital Santo Amaro. Na época, afirmou que logo o Hospital de Vicente de Carvalho seria reaberto. Já se foram 12 meses, ou 365 dias, e nada aconteceu.
NEM PARTO DEMORA TANTO
Na verdade, o ato de fechamento do hospital foi impensado e precipitado. Mesmo precário, o Hospital atendia a população de Vicente de Carvalho. Agora, a prefeita notou que não conseguirá reabrir o Ana Parteira. Motivo: a PMG não tem dinheiro para bancar um hospital do jeito que ela prometeu, com UTI e tudo mais.
SAIDA DE EMERGÊNCIA PELA DIREITA
Sem dinheiro, nem proposta para resolver a questão do Ana Parteira, a prefeita deve usar de subterfúgios políticos protelatórios, ou seja, vai adiar como puder a reabertura do Hospital. Para isso, deve se utilizar da Câmara Municipal.
SAIDA DE EMERGÊNCIA PELA DIREITA I
Logo, enviará projeto sobre o Ana Parteira onde indicará que o local seja administrado por uma ONG ou algo parecido do terceiro setor. A prefeita torce para que os vereadores, que estão de saco cheio com a administração, não aprovem. Com isso, ela ganha mais tempo e joga para cima da Câmara, a culpa pela demora na reabertura do Ana Parteira. Como diria o Leão da Montanha (lembram?) “Saída de emergência pela direita”.
SE ARREPENDIMENTO MATASSE...
Se tivesse mantido o Hospital Ana Parteira, mesmo deficitário, aberto, seria mais simples a prefeita administrar o local e ir crescendo no atendimento ao público de Vicente de Carvalho. Agora, nem Hospital para dor de barriga e dor de cabeça a população do Distrito possui.
DR. MARCO ANTONIO PRECISA TER AUTONOMIA PLENA
O novo secretário da Saúde, Marco Antonio, precisa ter autonomia plena e absoluta sobre as verbas da Saúde. Ele é bem intencionado, porém, se o ordenamento de despesas continuar vindo do gabinete ou do governo da prefeita, ele também fracassará.
JUSTIÇA SEJA FEIRA PARA O DR. GERÔNIMO VILHANUEVA
Ajudou a prefeita desde o início da sua campanha. Foi fiel e, enquanto esteve na Saúde, expôs seu nome ao fechar o Hospital Ana Parteira, acreditando que teria retaguarda para reabri-lo. A prefeita deixou o médico falando sozinho e não teve coragem sequer de dispensá-lo, deixando a difícil tarefa para o secretário Ricardo Joaquim.
TODOS FALAM DO SECRETÁRIO JOAQUIM, MAS...
Na cidade o secretário Ricardo Joaquim está longe de possuir maioria. Entretanto, ele também é usado pela prefeita. Notem que, toda vez que o bicho pega (virose, rompimento com a vice prefeita ...) sobra para ele colocar a cara a tapa na imprensa. É, tem o bônus, mas também tem o ônus do cargo. Pelo menos, por enquanto, o “ônus” está melhor.
QUANTO É A DÍVIDA DO SANTO AMARO?
Gente que compareceu a audiência pública de prestação de contas do Conselho Municipal da Saúde, em contato com nosso Bolg, informou que o presidente do HSA, Urbano Bahamonte, reconheceu que a dívida do Santo Amaro é de 80 milhões. Quando assumiu, a dívida seria de 40 milhões. Nos corredores do Hospital, médicos dizem que a dívida real do Santo Amaro, seria de mais de 100 milhões de reais.
DEPUTADO FEDERAL BETO MANSUR ENTRA EM CONTATO COM NOSSO BLOG
Ex-prefeito de Santos, o deputado federal Beto Mansur ligou para nosso Blog parabenizando pela cobertura política oferecida gratuitamente para a população de toda a região litorânea. Afirmou que sua amizade com o prefeito Papa está bem. Ele também disse que o resultado da pesquisa Ibope ( divulgada por nosso Bolg que o coloca ao lado do deputado federal Márcio França, com expressiva votação) “é resultado do trabalho da nossa equipe, através dos trabalhos que apresentamos na Câmara”. Ele também creditou sua alta popularidade aos programas de televisão (VTV) e rádio (Cultura), onde ele presta constantes serviços à comunidade.