sábado, 20 de março de 2010

BASTIDOR EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA – votação contas do ex-prefeito Farid Madi

ANOTE AI: SE A VOTAÇÃO DAS CONTAS DO EX-PREFEITO FARIDA MADI FOSSE HOJE, ELE TERIA NOVE VOTOS A SEU FAVOR. PRECISA DE DEZ. ISSO, HOJE, SÁBADO, ATÉ TERÇA, FALTA MUITO TEMPO.
DURANTE TODO O FINAL DE SEMANA, BASTIDOR POLÍTICO ESTARÁ DE PLANTÃO COBRINDO AS ARTICULAÇÕES DA VOTAÇÃO DAS CONTAS DE FARID, QUE ACONTECEM NA SESSÃO DE TERÇA FEIRA, DIA 23 DE MARÇO. ENTRETANTO, NÃO ENVIAREMOS E-MAILS. POSTAREMOS AS NOTÍCIAS NO NOSSO BLOG. É SÓ VOCÊ DIGITAR WELINTONANDRADE.BLOGSPOT.COM

EM PLENO FINAL DE SEMANA, ARTICULAÇÕES PARA A VOTAÇÃO DAS CONTAS DO EX-PREFEITO FARID NÃO PARAM
É nextel tocando, telefone chamando, procura por número de telefones de casa e trabalho, amigo, seja lá o que for de vereadores e presidentes de partido. Vale tudo, até ajuda de sogra para convencer os edis a votar com a prefeita (contra farid), ou a favor de Farid, (contra a prefeita).

EM JOGO, ESTÁ A ELEIÇÃO DO PRÓXIMO PREFEITO DE GUARUJÁ
Tanto o ex-prefeito Farid quanto a prefeita Antonieta sabem que, desse jogo, depende a eleição ou reeleição do próximo prefeito (a) de Guarujá. Farid destacou um esquadrão de amigos leais que estão nas ruas e em reuniões com os vereadores. Farid, aliás, nessas articulações, ganhou um forte aliado, que sabe articular e tem entrada franca em todos os segmentos da política local. Logo vocês saberão quem é. A prefeita Antonieta não fez por menos: destacou o secretário de governo Ricardo Joaquim e o ex-vereador e secretário de Esportes Paulo Piassenti, ferrenho inimigo político de Farid.


FARID PRECISA DE DEZ VOTOS PARA VENCER
O grupo do ex-prefeito precisa de dez votos para aprovar as contas de Farid e não torná-lo inelegível, dessa vez, de verdade. É que na outra rejeição das contas pela Câmara existiu vício, premeditado ou não, por parte do procedimento ou processo de votação que, de forma deliberada ou não, impossibilitou a defesa do ex-prefeito no procedimento. A antiga conta, portanto, o prefeito tira de letra e consegue, na Justiça, liminar para se candidatar a deputado estadual em outubro próximo.

NA LÓGICA DA MATEMÁTICA, FARID NÃO TERIA DIFICULDADE, ENTRETANTO, POLÍTICA É UMA CIÊNCIA SOCIAL
Se política fosse coisa séria e de palavra, o ex-prefeito não teria nenhum problema par aprovar suas contas. Analisemos: Farid perdeu a eleição, mas sua coligação de partidos elegeu treze dos quinze vereadores da cidade, inclusive Romazzini, do PT, que estava coligado com Farid. Entretanto, de lá para cá, muita coisa mudou. Parte dos vereadores eleitos aceitou algumas migalhas políticas da prefeita (carguinhos e outros “favores”) e estão votando com ela. Não de forma absoluta, mas sempre que ela pede. Prova disso é que no pedido de cassação contra a prefeita, ela ganhou de lavada, por onze votos a três (Romazzini, Suman e Nelsomar). Vale lembrar que Antonieta precisa de apenas seis votos para derrotar Farid. O jogo, portanto, é e será pesado.

NA VERDADE FARID PRECISA DE SEIS VOTOS TAMBÉM POIS TEM QUATRO VEREADORES
O jogo, na verdade, está empatado. Afinal, se Antonieta precisa de seis votos para derrotar Farid, este precisa também de seis votos para ganhar a votação. Afinal, ele já começa com quatro votos a seu favor: professor Arnaldo, Gilberto Benzi, Nicolacci e Nogo Valter. Esses, se votarem contra o prefeito podem perder seus mandatos por “infidelidade partidária”.

NOVA LEGISLAÇÃO DÁ FORÇA E PODER PARA PRESIDENTES DE PARTIDO
Numa votação dessa importância, vale tudo, inclusive e especialmente, a legislação eleitoral em vigor. Ela diz claramente que os mandatos dos vereadores pertencem aos partidos políticos e não aos eleitos. Dessa forma, não são poucos os presidentes de partido que notificaram oficialmente os vereadores a participarem de reuniões com as executivas ou diretórios, visando justamente formular em conjunto com os vereadores do partido a direção, o posicionamento da determinação partidária, conforme manda o estatuto de cada agremiação. Dessa forma, não são só os telefones dos vereadores que tocam. Os dos presidentes também estão bastante requisitados.