quarta-feira, 19 de maio de 2010

ESTADUAL E FEDERAL: EX-PREFEITO PARTE PARA O TUDO OU NADA

*Dr. Welinton Andrade Silva

Desde que perdeu a eleição para prefeito, em outubro de 2008, Farid Madi, do PDT, repetia para políticos, amigos e população apenas um deles (Farid ou Haifa) seria candidato à deputado. A candidatura de um excluiria, automaticamente, a do outro.
Mediante a palavra do ex-prefeito, muitas outras articulações foram feitas. Sempre, tendo como base que, de sobrenome Farid, só haveria um candidato: o próprio ex-prefeito ou a deputada Haifa. Sempre disse que jamais os dois seriam candidatos ao mesmo tempo.
A carruagem foi andando, Magaiver disse que seria candidato a federal pelo PDT (e agora todos entendem porque Magaiver falava com tanta convicção), o vereador Gilberto Benzi estava em plena pré-campanha eleitoral e vem a notícia: o ex-prefeito Farid está pedindo apoio e votos para lideranças e população para a candidatura dele de deputado federal (e Haifa estadual).
Se confirmada a informação, Farid terá quebrado a palavra e mesmo o elo de confiança com inúmeras lideranças políticas. Inclusive e principalmente dentro do PDT (leia-se Gilberto Benzi).
Politicamente falando, o ex-prefeito não estaria errado. Com sua candidatura a federal, corre o risco de ganhar e, de quebra, não deixa candidatos de outros partidos crescerem.
Entretanto, a eleição do ex-prefeito não será um passeio para federal. Enfrentará grandes dificuldades, principalmente com as lideranças da cidade e com o próprio eleitor. Afinal, na qualidade de líder político, não fica bem ele querer tudo para a família dele. E nada para os outros. Não é ilegal, mas não é justo com as pessoas que o acompanham politicamente.
Se fosse candidato a estadual, o ex-prefeito, tendo a má gestão da prefeita Antonieta como principal cabo eleitoral, teria grandes chances de vitória.
Agora, com a mudança de rumo, o ex-prefeito arrisca tudo: descumpre palavra dada para eleitores, amigos e aliados, tentando se eleger federal e a esposa estadual.
Se der certo, parabéns ao ex-prefeito. Entretanto, se a dupla empreitada resultar num fracasso, terá jogado sua carreira política no lixo. Será o fim pois, numa eventual derrota total ou parcial quem irá acompanhar e acreditar num líder que só prestigia a própria família em campanhas futuras?
Isso já aconteceu no segundo ano do mandato de Farid, quando ele, que já era prefeito, indicou, emprestou seu total apoio e elegeu a esposa Haifa deputada estadual, com o seu grupo político da época.
O ex-prefeito ainda possui tempo para reflexão e se lançar candidato a estadual ou apoiar a esposa que já é deputada. O que seria mais lógico e democrático: apenas um deles ser candidato.
No entanto, sabemos que política não é lógica é uma ciência humana. Logo, o mais provável é que o ex-prefeito realmente compre mais essa briga e despreze, mais uma vez, os amigos em busca do poder. Aguardemos.
*O advogado Welinton Andrade Silva é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, coordenador do PSDC na Macro Região da Baixada Santista, membro titular dos diretórios estadual e nacional do partido e ex-secretário da Cultura
welintonandrade@hotmail.com –