quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A ELEIÇÃO DE DOMINGO E OS PROBLEMAS DO HOSPITAL SANTO AMARO

*Dr. Welinton Andrade Silva

No Guarujá e região, por motivos profissionais e familiares, além do excesso de candidatos, não foi possível a minha candidatura a deputado estadual, como era desejo do presidente Eymael.
Sou presidente do PSDC de Guarujá e coordenador do partido no Litoral há anos. Em nossa região, o PSDC não lançou candidatos a deputado estadual e federal.
Dessa forma, por confiança, fidelidade e lealdade partidárias devo votar e pedir voto para candidatos do PSDC, que tem como candidato à presidência Eymael nº 27 e a deputado federal José Carlos Eymael nº 2727. Eleitos, tenho acesso total a eles para ajudar Guarujá e Região. Obrigado.
Eleições à parte nesta semana fiquei decepcionado com alguns problemas ocorridos no Hospital Santo Amaro.
Não me contaram não, foram testemunhados e ocorreram com gente da minha própria família.
Neste espaço, na minha coluna social, na Expressão, no meu programa na TV Guarujá e mesmo no meu Twitter, Facebook, blog e mailing prestigio o HSA.
Divulgo de graça tudo o que me pedem e até o que não me pedem também. Penso que devemos ajudar o único hospital da cidade.
Entretanto, não dá para calar ao ocorrido na semana passada, quando uma senhora humilde se contorcia de dor no chão do pronto atendimento da Unimed no HSA. Foi necessária a intervenção da minha esposa que praticamente carregou a doente no colo até o consultório médico.
Ninguém, nenhum funcionário presente foi capaz de ajudá-la. Um deles afirmou que “não podia” ajudar a paciente. Isso é atendimento humanizado?
Pois bem, nesta semana, minha esposa foi ao pronto atendimento da Unimed no HSA. Como cidadã comum que ela é (e eu também) esperou um tempão. A médica a encaminhou para radiografia, que também demorou.
Foi no momento em que a paciente esperava para fazer a radiografia que cheguei ao Hospital. Fui ao seu encontro, por preocupação, justamente devido ao excesso de demora.
Radiografia feita, outra fila para passar novamente pela única médica. E foi aqui que surgiu o problema.
Após a médica analisar a radiografia, disse que “estava tudo bem”. Dessa forma, pedi as radiografias da minha esposa que, como consumidora, tem o direito de levar os exames. Ela disse que eu “não podia levar os exames”. Argumentei sobre meus direitos. Ela se irritou, abandonando o plantão médico de forma irresponsável.
Dessa forma, ficam algumas questões que o presidente do Hospital, Dr. Urbano Bahamont Manso, seu irmão diretor clínico Ghilhermo Bahamont Manso e o diretor médico Hermano Boechat Poubel precisam esclarecer para a população: 1 - mesmo quando os pacientes estão bem, os exames devem ir para o laudo? 2- Qual o motivo de o Hospital se negar a dar o nome da médica à paciente? 3 - Essa senhora é médica de verdade? 4 - Por quê a “médica” não usava avental? 5 - Por quê não usava crachá de identificação? 6- Solicitar laudo de “todas as radiografias”, mesmo quando a própria médica diz que está tudo bem é um protocolo no HSA?
Outra questão é: qual o motivo de só ter um médico de plantão para clínica geral, provocando filas e perda de tempo dos pacientes que pagam caro pelos planos de saúde?
Se no particular e convênios o atendimento do HSA é esse, imaginem o tratamento aos pacientes do SUS.
Não fizemos BO na delegacia para não prejudicar o nome do Hospital. Faremos se o hospital continuar se negando a nos enviar o nome e CRM da “médica”, um direito de todos os consumidores.
As radiografias, é claro, estão com minha esposa.

*O advogado Welinton Andrade Silva é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, coordenador do PSDC na Macro Região da Baixada Santista, membro titular dos diretórios estadual e nacional do partido e ex-secretário da Cultura
welintonandrade@hotmail.com –