Dilma e Aécio possuem votos de pobres, ricos,
“elites dominantes” e trabalhadores; Como é péssimo o atendimento do
Itau-Unibanco
*Dr.
Welinton de Andrade Silva
Como é péssimo o atendimento do
Itau-Unibanco (8124). Caixas eletrônicos não funcionam; só um caixa após as 16
horas; subgerente e caixa não se comunicam; subgerente orienta errado; a
gerente geral parece não gostar de cliente que reclama seus direitos; outro subgerente
dá “risadinha” de cliente.
Para completar o péssimo atendimento,
havia uma “Festa das Bruxas” na área da gerência (com fantasia e tudo). E a
diretoria do Itaú, tem conhecimento de tudo isso ou não? Se positivo, porque não toma providências para acabar com esse inferno de incompetência
e desrespeito contra o consumidor?
Foram mais de cem dias de campanha. E a
presidente Dilma Rousseff conseguiu a reeleição. Apertada, mas conseguiu.
Na verdade, os Tucanos entregaram mais
quatro anos de mandato para os Petistas que, se Lula vier em 2018, podem totalizar
24 anos de governo, meta inicial do
projeto político do PT, com ou sem
mensalão. Para isso, politicamente, trabalharam, e muito.
Lula perdeu a eleição para Fernando
Collor, depois duas vezes para Fernando Henrique Cardoso e não desistiu.
O PT, nas derrotas, sempre deixou claro
que era oposição. Votou inclusive contra
o Plano Real que salvou o Brasil da inflação na era Itamar-FHC. E daí?
Foi isso que o PSDB não entendeu. O povo
quer votar e eleger quem toma posição. Se for oposição, tem que bater, ser
radical, como sempre foi o PT. E se for governo, tem
que defender as fileiras, como também fez, faz e fará o PT, que sangrou com o Mensalão, teve
lideranças nacionais julgadas, condenadas, presas e ganhou a eleição com o discurso
da oposição, dizendo que vai mudar.
Nos doze
anos de Lula e Dilma, quem ouvia ou viu
o senador Aécio Neves ou outros oposicionistas, tecerem fortes críticas contra
o governo do PT?
Começou
a campanha de 2014 e surgiu um Aécio com uma propaganda suave, tecendo poucas
críticas contra o governo e quase foi atropelado por
Marina Silva, do PSB.
É
posição, tese quase unânime entre analistas, que Aécio perdeu a eleição em
Minas Gerais, que governou por oito anos e no Rio de Janeiro, onde reside.
Concordo em
parte. Entretanto, o PSDB perdeu a eleição mesmo, foi por não ter a coragem de ser oposição de forma
contundente, clara e dura, nos últimos doze anos, como fez o PT quando era
oposição.
O endurecimento do discurso pós-eleitoral
dos Tucanos, dizendo que “Dilma não tem moral para pedir diálogo” visa não
perder a quase metade dos votos dos brasileiros agora. Mas logo acaba.
O recado das urnas foi claro: há muitos
eleitores insatisfeitos.
Estamos
distantes de 2018. Porém, se a oposição quiser ter chance na sucessão de Dilma,
terá que manter e engrossar o discurso, e muito. Afinal, o sucessor natural de
Dilma é Lula, que a elegeu e reelegeu.
Agora, é
unir novamente o Brasil, dividido
por infelizes discursos, que lembraram até
o nazismo e jogaram pobres (os que vivem de programas do governo) contra as “elites dominantes” (que não recebem
bolsa família). Deu quase meio a meio. Foi um discurso infeliz.
*O
advogado Welinton Andrade Silva é
jornalista e apresentador de TV, formado em direito, administração de empresas,
produção de rádio e TV e agrimensura. É presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB e ex-secretário da
Cultura - welintonandrade@hotmail.com – 13 9716.5052
Coronelismo, mancomunação e locupletação políticas; ANATEL; Nextel e outros
*Dr. Welinton
Andrade Silva
Nada como
poder falar e escrever o que pensamos, ainda mais numa cidade provinciana como
Guarujá, acostumada ao coronelismo, mancomunação e locupletação da classe política que não
gosta de ver nem a pouca verdade que é publicada. Preferem que a população não
saiba de nada.
Mas os fatos
e escândalos emergem na democrática cadeia formada hoje pela comunicação
(rádios, TVs, jornais e a Internet) não só no Litoral, mas também no Brasil.
Há os que são
situação, geralmente bajuladores; os que falam e escrevem a verdade, e, claro, os que ficam no muro, ora elogiam, ora
criticam ao doce sabor de sabe-se lá qual tipo de vantagem.
Nossa forma
de atuar o leitor de O Itapema conhece. Sou filho de ambulante do Itapema com
muito orgulho. Minha mãe sustentou a casa com trabalho e auxílio dos irmãos
mais velhos. Temos, portanto, uma visão social diferenciada do mundo que
queremos.
No artigo do
hoje, por exemplo, poderia escrever sobre os escândalos da Educação de Guarujá;
Da arrogante, prepotente e incompetente administração instalada na PMG; Da
falta de zeladoria na cidade; Da segurança, que em véspera de eleição melhorou
muito; Do desempenho de cada secretário da atual gestão; Das brigas internas
entre secretários que, pelo poder, formam grupos, mas na hora “H” acabam roendo a
corda e deixando um (a) companheiro (a) sozinho (a); Do futuro das principais
candidaturas a deputado estadual do Litoral...
Mas hoje,
quero dividir com o leitor um problema que tivemos com a Nextel que, pasmem,
não consegue enviar a fatura do mês para a residência do consumidor.
O Código de
Defesa do Consumidor é claro ao garantir o direito de preferência e escolha aos consumidores
nos casos de cobranças e pagamentos.
Pois bem,
sem nenhum pedido nosso e nenhum aviso prévio da Nextel, nossa fatura deixou de
ser postada nos Correios e passou a ser enviada pela internet.
Como não tinha
conhecimento do envio, acabei por nem ver a cobrança. Aí começou aquela novela
que os senhores conhecem bem, de ter que ligar para a operadora e “pedir”,
solicitar o envio da conta para pagar. Coisa que, sinceramente, só ocorre no
Brasil, onde temos uma Agência Reguladora (ANATEL) omissa, que ao invés de
cumprir sua função legal de fiscalizar e multar as empresas, parece mais
preocupada em “fazer média” com as empresas de telefonia e outros.
Em nosso
Face postamos quase uma centena de
reclamações de consumidores da Nextel. Também afirmamos e voltamos a afirmar neste
texto que a Nextel é incompetente, e quero que me processem, pois comprovarei,
na Justiça, o que escrevo.
Pelo “in
box” do face disseram que enviariam por
correio a cobrança. Estou aguardando e, se vier com multa, voltaremos a
escrever e publicar sobre o tema. Aguardem.
*O
advogado Welinton Andrade Silva é
jornalista e apresentador de TV, formado em direito, administração de empresas,
produção de rádio e TV e agrimensura. É presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB e ex-secretário da
Cultura - welintonandrade@hotmail.com – 13 9716.5052
Consumidores prejudicados pela NEXTEL
podem denunciar na Delegacia de Polícia, MP, Procon e ANATEL
*Dr.
Welinton Andrade Silva
Cinco dias antes do vencimento da minha
conta da NEXTEL, fiz contato telefônico
com a empresa reclamando do elevado valor da mesma
No mesmo ato, solicitei que me fosse
enviada uma conta detalhada pelo correio (um direito de todo consumidor)
visando conferir se os valores eram devidos.
No dia do vencimento, liguei mais uma vez
para a NEXTEL, avisando que não havia recebido nem a conta detalhada, nem
qualquer outra informação. Após falar com várias atendentes e gerar vários
protocolos, uma delas nos informou que realmente havia sido acusado erro a
maior na conta. Ai a ligação caiu. Liguei novamente e comecei tudo de novo. Outra
atendente da empresa também informou que havia sido reduzido o valor da conta e
que a mesma seria enviada pelo correio.
Pois bem, a conta com valor reduzido não
chegou, a outra conta detalhada solicitada também não veio e a NEXTEL ainda
manda várias mensagens dizendo que se eu não pagar a conta terei o serviço
interrompido.
Com boa fé, perdi horas ao telefone com a
NEXTEL. Mas agora é a minha vez. A diretoria da NEXTEL é incompetente e não
respeita os direitos dos consumidores.
A incompetência da NEXTEL é tamanha que,
em uma das ligações, falei com cerca de cinco atendentes e, pasmem, para todas
(na mesma ligação), tinha que confirmar novamente todos os dados, nome
completo, CPF, data de nascimento, como se ainda não existisse computador...
Por ai, dá para notar a imensidão da incompetência e desrespeito de uma empresa
que não consegue, sequer, oferecer solução de continuidade no seu sistema de
atendimento ao consumidor.
Prosseguindo com a incompetência da NEXTEL,
o sinal oferecido pela operadora é dos piores. Amigos que migraram para o 3G
reclamam muito que o serviço é ainda pior do que o analógico.
No país, são milhares de reclamações
contra a NEXTEL. No Litoral, na cidade de Guarujá, o Procon registrou inúmeras reclamações semelhantes à
minha, o que comprova incompetência ou ma fé da empresa.
Em Guarujá, destaque-se, a NEXTEL virou
caso de polícia, quando o Procon foi fiscalizar a empresa e ela se recusou em
apresentar os documentos solicitados.
Estivéssemos em um país sério, onde o
consumidor tivesse opção de não ser assaltado em tudo o que contrata, a NEXTEL,
com tanta incompetência já teria sido fechada, pelas autoridades, ou por falta
de clientes.
Mas estamos no Brasil, e a NEXTEL sabe
disso, talvez, seja essa a razão de a diretoria da NEXTEL ser incompetente e a
empresa não tomar providência de trocar diretores por outros competentes.
Além da Delegacia de Polícia, Ministério
Público e Procon, os consumidores que se sentirem lesados pela empresa podem
também reclamar na ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicação - Central de
Atendimento Telefônico, no número 1331 (ou1332) e em www.anatel.gov.br/consumidor.
Um Feliz Natal para nossos leitores e
telespectadores.
*O advogado Welinton Andrade Silva é jornalista e
apresentador de TV, formado em direito, administração de empresas, Rádio e TV e
agrimensura.