terça-feira, 13 de janeiro de 2015

PROBLEMAS COM NEXTEL E BANCO ITAU UNIBANCO AINDA NÃO RESOLVIDOS


 Dilma e Aécio possuem votos de pobres, ricos, “elites dominantes” e trabalhadores; Como é péssimo o atendimento do Itau-Unibanco

*Dr. Welinton de Andrade Silva

      Como é péssimo o atendimento do Itau-Unibanco (8124). Caixas eletrônicos não funcionam; só um caixa após as 16 horas; subgerente e caixa não se comunicam; subgerente orienta errado; a gerente geral parece não gostar de cliente que reclama seus direitos; outro subgerente dá “risadinha” de cliente.

      Para completar o péssimo atendimento, havia uma “Festa das Bruxas” na área da gerência (com fantasia e tudo). E a diretoria do Itaú, tem conhecimento de tudo isso ou não?  Se positivo, porque  não toma providências  para acabar com esse inferno de incompetência e desrespeito contra o consumidor?

      Foram mais de cem dias de campanha. E a presidente Dilma Rousseff conseguiu a reeleição. Apertada, mas conseguiu.

      Na verdade, os Tucanos entregaram mais quatro anos de mandato para os Petistas que, se Lula vier em 2018, podem totalizar  24 anos de governo, meta inicial do projeto político do PT,  com ou sem mensalão. Para isso, politicamente, trabalharam, e muito.

      Lula perdeu a eleição para Fernando Collor, depois duas vezes para Fernando Henrique Cardoso e não desistiu.

      O PT, nas derrotas, sempre deixou claro que era oposição.  Votou inclusive contra o Plano Real que salvou o Brasil da inflação na era Itamar-FHC. E daí?

      Foi isso que o PSDB não entendeu. O povo quer votar e eleger quem toma posição. Se for oposição, tem que bater, ser radical,   como sempre foi o PT. E se for governo, tem que defender as fileiras, como também fez,  faz e fará o PT, que sangrou com o Mensalão, teve lideranças nacionais julgadas, condenadas, presas e ganhou a eleição com o discurso da oposição, dizendo que vai mudar.

      Nos doze anos de Lula e Dilma, quem ouvia  ou viu o senador Aécio Neves ou outros oposicionistas, tecerem fortes críticas contra o governo do PT?

      Começou  a campanha de 2014 e surgiu um Aécio com uma propaganda suave, tecendo poucas críticas   contra o governo e quase foi atropelado por Marina Silva, do PSB.

      É posição, tese quase unânime entre analistas, que Aécio perdeu a eleição em Minas Gerais, que governou por oito anos e no Rio de Janeiro, onde reside.

      Concordo   em parte. Entretanto, o PSDB perdeu a eleição mesmo, foi  por não ter a coragem de ser oposição de forma contundente, clara e dura, nos últimos doze anos, como fez o PT quando era oposição.

       

      O endurecimento do discurso pós-eleitoral dos Tucanos, dizendo que “Dilma não tem moral para pedir diálogo” visa não perder a quase metade dos votos dos brasileiros agora. Mas logo acaba.

      O recado das urnas foi claro: há muitos eleitores insatisfeitos.

Estamos distantes de 2018. Porém, se a oposição quiser ter chance na sucessão de Dilma, terá que manter e engrossar o discurso, e muito. Afinal, o sucessor natural de Dilma é Lula, que a elegeu e reelegeu.

      Agora, é   unir novamente o Brasil,  dividido por infelizes  discursos, que lembraram até o nazismo e jogaram pobres (os que vivem de programas do governo)  contra as “elites dominantes” (que não recebem bolsa família). Deu quase meio a meio. Foi um discurso infeliz.

 

*O advogado Welinton Andrade  Silva é jornalista e apresentador de TV, formado em direito, administração de empresas, produção de rádio e TV e agrimensura. É presidente da Comissão de Direito  do Consumidor da OAB e ex-secretário da Cultura - welintonandrade@hotmail.com – 13 9716.5052

Coronelismo, mancomunação  e locupletação políticas; ANATEL;  Nextel e outros

*Dr. Welinton Andrade Silva

 

Nada como poder falar e escrever o que pensamos, ainda mais numa cidade provinciana como Guarujá, acostumada ao coronelismo, mancomunação  e locupletação da classe política que não gosta de ver nem a pouca verdade que é publicada. Preferem que a população não saiba de nada. 

Mas os fatos e escândalos emergem na democrática cadeia formada hoje pela comunicação (rádios, TVs, jornais e a Internet) não só no Litoral, mas também no Brasil.

Há os que são situação, geralmente bajuladores; os que falam e escrevem a verdade, e, claro,  os que ficam no muro, ora elogiam, ora criticam ao doce sabor de sabe-se lá qual tipo de vantagem.

Nossa forma de atuar o leitor de O Itapema conhece. Sou filho de ambulante do Itapema com muito orgulho. Minha mãe sustentou a casa com trabalho e auxílio dos irmãos mais velhos. Temos, portanto, uma visão social diferenciada do mundo que queremos.

No artigo do hoje, por exemplo, poderia escrever sobre os escândalos da Educação de Guarujá; Da arrogante, prepotente e incompetente administração instalada na PMG; Da falta de zeladoria na cidade; Da segurança, que em véspera de eleição melhorou muito; Do desempenho de cada secretário da atual gestão; Das brigas internas entre secretários que, pelo poder,  formam grupos, mas na hora “H” acabam roendo a corda e deixando um (a) companheiro (a) sozinho (a); Do futuro das principais candidaturas a deputado estadual do Litoral...

Mas hoje, quero dividir com o leitor um problema que tivemos com a Nextel que, pasmem, não consegue enviar a fatura do mês para a residência do consumidor.

O Código de Defesa do Consumidor é claro ao garantir o  direito de preferência e escolha aos consumidores nos casos de cobranças e pagamentos.

Pois bem, sem nenhum pedido nosso e nenhum aviso prévio da Nextel, nossa fatura deixou de ser postada nos Correios e passou a ser enviada pela internet.

Como não tinha conhecimento do envio, acabei por nem ver a cobrança. Aí começou aquela novela que os senhores conhecem bem, de ter que ligar para a operadora e “pedir”, solicitar o envio da conta para pagar. Coisa que, sinceramente, só ocorre no Brasil, onde temos uma Agência Reguladora (ANATEL) omissa, que ao invés de cumprir sua função legal de fiscalizar e multar as empresas, parece mais preocupada em “fazer média” com as empresas de telefonia e outros.

Em nosso Face  postamos quase uma centena de reclamações de consumidores da Nextel. Também afirmamos e voltamos a afirmar neste texto que a Nextel é incompetente, e quero que me processem, pois comprovarei, na Justiça, o que escrevo. 

Pelo “in box” do face  disseram que enviariam por correio a cobrança. Estou aguardando e, se vier com multa, voltaremos a escrever e publicar sobre o tema. Aguardem.

*O advogado Welinton Andrade  Silva é jornalista e apresentador de TV, formado em direito, administração de empresas, produção de rádio e TV e agrimensura. É presidente da Comissão de Direito  do Consumidor da OAB e ex-secretário da Cultura - welintonandrade@hotmail.com – 13 9716.5052

Consumidores prejudicados pela NEXTEL podem denunciar na Delegacia de Polícia, MP, Procon e ANATEL

*Dr. Welinton Andrade Silva

       Cinco dias antes do vencimento da minha conta da NEXTEL, fiz  contato telefônico com a empresa reclamando do elevado valor da mesma

      No mesmo ato, solicitei que me fosse enviada uma conta detalhada pelo correio (um direito de todo consumidor) visando conferir se os valores eram devidos.

      No dia do vencimento, liguei mais uma vez para a NEXTEL, avisando que não havia recebido nem a conta detalhada, nem qualquer outra informação. Após falar com várias atendentes e gerar vários protocolos, uma delas nos informou que realmente havia sido acusado erro a maior na conta. Ai a ligação caiu. Liguei novamente e comecei tudo de novo. Outra atendente da empresa também informou que havia sido reduzido o valor da conta e que a mesma seria enviada pelo correio.

      Pois bem, a conta com valor reduzido não chegou, a outra conta detalhada solicitada também não veio e a NEXTEL ainda manda várias mensagens dizendo que se eu não pagar a conta terei o serviço interrompido.

      Com boa fé, perdi horas ao telefone com a NEXTEL. Mas agora é a minha vez. A diretoria da NEXTEL é incompetente e não respeita os direitos dos consumidores.

      A incompetência da NEXTEL é tamanha que, em uma das ligações, falei com cerca de cinco atendentes e, pasmem, para todas (na mesma ligação), tinha que confirmar novamente todos os dados, nome completo, CPF, data de nascimento, como se ainda não existisse computador... Por ai, dá para notar a imensidão da incompetência e desrespeito de uma empresa que não consegue, sequer, oferecer solução de continuidade no seu sistema de atendimento ao consumidor.

      Prosseguindo com a incompetência da NEXTEL, o sinal oferecido pela operadora é dos piores. Amigos que migraram para o 3G reclamam muito que o serviço é ainda pior do que o analógico.

      No país, são milhares de reclamações contra a NEXTEL. No Litoral, na cidade de Guarujá, o Procon  registrou inúmeras reclamações semelhantes à minha, o que comprova incompetência ou ma fé da empresa.

      Em Guarujá, destaque-se, a NEXTEL virou caso de polícia, quando o Procon foi fiscalizar a empresa e ela se recusou em apresentar os documentos solicitados.

      Estivéssemos em um país sério, onde o consumidor tivesse opção de não ser assaltado em tudo o que contrata, a NEXTEL, com tanta incompetência já teria sido fechada, pelas autoridades, ou por falta de clientes.

      Mas estamos no Brasil, e a NEXTEL sabe disso, talvez, seja essa a razão de a diretoria da NEXTEL ser incompetente e a empresa não tomar providência de trocar diretores por outros competentes.

    Além da Delegacia de Polícia, Ministério Público e Procon, os consumidores que se sentirem lesados pela empresa podem também reclamar na ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicação - Central de Atendimento Telefônico, no número 1331 (ou1332) e em www.anatel.gov.br/consumidor.

 Um Feliz Natal para nossos leitores e telespectadores.

*O advogado Welinton Andrade Silva é jornalista e apresentador de TV, formado em direito, administração de empresas, Rádio e TV e agrimensura.