Bom dia, Wellington
Com relação às notas publicadas no seu blog na edição de ontem, gostaria de, democraticamente, esclarecer os fatos que envolvem a audiência pública do próximo dia 4.
1- A Frente Parlamentar em Defesa da Ligação Seca foi criada oficialmente em 2008 e já promoveu duas audiências públicas (Santos e Guarujá). Ambas com a participação das prefeituras, câmaras e universidades na organização. No dia 2 de junho de 2008, fizemos o debate na Unaerp de Guarujá envolvendo várias entidades.
2- A realização de uma nova audiência, em parceria com a Câmara de Vereadores de Guarujá, já estava acertada desde o dia 24 de agosto de 2009, quando me reuni com os vereadores no gabinete do presidente José Carlos Rodriguez, e assumi o compromisso de promover novas discussões públicas sobre o tema.
3- Porém, em três oportunidades tivemos que adiar a realização da audiência porque o projeto básico da ponte não estava pronto e não havia previsão de prazo pela Secretaria de Estado de Transportes. No dia 19 de novembro de 2009, na condição de presidente da frente parlamentar, solicitei ao secretario Mauro Arce, a definição de datas para duas audiências públicas: uma em Santos e a outra em Guarujá.
4- No dia 12 de fevereiro, fui procurado em meu escritório político em Santos, por lideranças empresariais e comunitárias de Guarujá, para a realização de uma nova audiência pública no município. Em comum acordo, foram definidas a data e o local da audiência. Também ficou acertado que o evento seria realizado em parceria com as instituições, que, por sua vez, ficariam responsáveis em mobilizar a comunidade.
5- Após a reunião com as entidades, que assinaram um termo de adesão à organização das audiências, iniciamos o trabalho de contatar os órgãos públicos que sempre atuaram como parceiros dos eventos da Frente Parlamentar. A Prefeitura e a Câmara de Guarujá foram contatadas por telefone e também convidadas por ofício para participarem da organização, conforme documentos protocolizados que temos à disposição para comprovar. Porém, como o prazo era exíguo, iniciamos imediatamente a elaboração da arte do material de divulgação a partir da entrega das logomarcas das instituições parceiras.
6- Em nenhum momento, tivemos a intenção de desrespeitar a Câmara de Vereadores de Guarujá ou de qualquer instituição. Pelo contrário, fizemos questão de colocar todas as instituições como organizadoras do evento no material de divulgação da audiência, destacando as logomarcas das entidades. Como membro de um Poder Legislativo, sei da importância do papel do legislador. Principalmente do vereador, que é o representante político mais perto da população e sabe como poucos traduzir os sentimentos e anseios populares. Considero fundamental a participação dos vereadores porque há muitas dúvidas sobre o projeto da ponte e que poderão ser esclarecidas nessa audiência, tão aguardada pelos guarujaenses.
7- Por fim, ressalto que ninguém é o “pai” de um projeto idealizado pelo urbanista Francisco Prestes Maia há mais de 60 anos. O governador José Serra, com o apoio dos prefeitos de Santos e Guarujá, busca realizar esse sonho antigo. Etapas importantes foram superadas. Porém, há muito a ser feito e por isso será preciso o apoio de TODOS para que essa obra seja de fato a ponte para o progresso e desenvolvimento econômico de Guarujá e Vicente de Carvalho. Este é o nosso único compromisso.
Desde já agradeço a colaboração para a divulgação dessas notas de esclarecimento, contando com a sua presença na audiência, que, com certeza, irá contribuir para o sucesso do evento. Atenciosamente,
Deputado Paulo Alexandre Barbosa
NOSSO BLOG É DEMOCRÁTICO E ABRE ESPAÇO PARA TODOS. NOSSA META É ESCREVER E PASSAR AOS LEITORES DO BLOG, A VERDADE. E NADA MAIS. Welinton Andrade silva