Os médicos terão agenda zero para os pacientes suspeitos de dengue (fonte pmg)
A partir desta segunda-feira, 1º de março, as 12 Unidades Básicas de Saúde de Guarujá, as três Unidades de Especialidades do Município também, além das cinco Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), atenderão com a agenda zero os doentes suspeitos de dengue.
A medida está aliada ao Plano de Contingência Para a Dengue, adotado pelo Município, devido ao crescimento nos números de casos na Cidade. O Plano objetiva agilizar os atendimentos dos pacientes suspeitos da doença, desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), elaborar estratégias de contenção da moléstia, além de organizar as logísticas de ações e, principalmente, reduzir os números de infectados.
Os enfermeiros e médicos já foram treinados para seguir o protocolo de atendimento. Os profissionais da saúde das UBS, USAFAS e UPA’s classificarão as fichas dos pacientes, conforme os níveis de gravidade. Foi adotada uma cor que será colada na ficha de atendimento para identificar o grau da doença.
A cor verde sinaliza os sintomas clássicos. Neste caso, as UBS’s e USAFAS’s farão o atendimento inicial, onde serão colhidos exames e encaminhamento para o controle ambulatorial nesta mesma unidade. Se o paciente procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), também será colhido o exame e o encaminhamento para uma UBS ou USAFA, para o acompanhamento clínico.
Já a cor amarela, os sintomas são moderados, com manifestações hemorrágicas. Neste grupo estão incluídos os grupos de riscos ( gestantes, idosos, crianças, diabéticos, hipertensos, asmáticos, cardíacos e portadores do HIV). O atendimento inicial também pode ser na UBS e USAFA, mas terá encaminhamento para uma UPA.
Considerada o nível mais grave, a cor vermelha, aponta que o paciente apresenta sinais de choque (pressão zero), dor abdominal intensa e vômitos persistentes. Nesta situação, o paciente recebe os atendimentos na UPA, dependo da gravidade, deverá ser encaminhado para internação, em tratmaento intensivo.
Nas próprias unidades de saúde do município será colhido sangue para medição das plaquetas. No mesmo dia, o material será encaminhado para exame laboratorial. No dia seguinte, o paciente já terá o resultado.
UPA – As Unidades de Pronto Atendimento Guarujá (PAM Rodoviária) e de Vicente de Carvalho deixarão um recepcionista apenas para atender os casos suspeitos de dengue no balcão, com identificação de posicionamento e um técnico de enfermagem auxiliando na triagem, priorizando crianças, idosos, gestantes e doentes crônicos.