CÂMARA ADIA VOTAÇÃO DO PEDIDO DE CASSAÇÃO DA PREFEITA
Os vereadores da Câmara de Guarujá adiaram a votação da possível Cassação da prefeita Maria Antonieta de Brito, do PMDB, para o dia 16 de março. Após confusão entre os vereadores Romazzini e Nenke, a sessão foi suspensa e, quando retornou, nenhum vereador pediu prorrogação de tempo para continuidade da sessão. Dessa forma, o presidente José Carlos encerou a Sessão. Como a próxima sessão é festiva, relativa ao Dia da Mulher, só na outra terça feira terá continuidade à sessão em regime de votação.
HORÁRIOS DO PROGRAMA WELINTON ANDRADE NA TV GUARUJÁ
O Programa Welinton Andrade na TV Guarujá (NET 96 – VIVAX 11 e TV ITAPEMA 08) é apresentado na segunda feira, às 20:30 horas com reapresentações terças e sextas 10 horas da manhã, quinta 20:30 horas e aos domingos às 16 horas. Nas madrugadas dos mesmos dias, o programa é apresentado em horários indeterminados. Em www.tvguaruja.com.br você pode assistir ao programa a qualquer momento. Welinton também escreve para a Revista Expressão ABC e Litoral, além do Jornal Primeira Hora.
POPULAÇÃO PODE SE DECEPCIONAR COM VOTO DOS VEREADORES I
O leitor sabe que a munícipe Claudia Cavalcanti pediu abertura de processo de cassação contra a prefeita Maria Antonieta na Câmara de Guarujá, devido a contratação de escritório de advocacia ligado à família Quércia. Pois bem. Cerca de doze vereadores que se dizem “oposição” da prefeita, através dos seus líderes de bancada, deram encaminhamento de voto deixando claro que não aceitarão o pedido da munícipe. Ou seja, votarão com a prefeita. Dos vereadores que se pronunciaram, apenas Romazzini, do PT (oposição de verdade) e Valter Suman, do PSDC (independente de verdade) declararam que votarão pela cassação da prefeita de Guarujá.
POPULAÇÃO PODE SE DECEPCIONAR COM VOTO DOS VEREADORES I
De forma experiente e, se utilizando-se do regimento interno, os vereadores esgotaram o tempo da primeira parte da sessão. Como a matéria precisava de mais tempo, ficou para a próxima sessão a votação do pedido de cassação da prefeita de Guarujá. Ou seja: os vereadores ganharam mais 15 dias para negociar politicamente com a prefeita ou, como estão dizendo nas ruas, que “a prefeita lhes dê motivos para votarem a contra a cassação dela”. Só para lembrar, a prefeita possui 70% de rejeição em pesquisa de opinião pública do Jornal A Tribuna.
PDT DEVE VOTAR CONTRA A CASSAÇÃO E A FAVOR DA PREFEITA
Principal partido da Câmara de Guarujá, o PDT, que possui quatro vereadores, por sua liderança, vereador Nicolacci, deixou claro que não votarão na cassação da prefeita. O difícil da população entender é como um partido que tem o ex-prefeito Farid Madi como principal líder em todo o litoral, vota com a prefeita. Se isso se consumar, vai acabar dando um parafuso na cabeça do eleitor, que já não é tão bobo como antes.
PDT DEVE VOTAR CONTRA A CASSAÇÃO E A FAVOR DA PREFEITA I
O mais incrível é que Farid é o principal favorecido com a rejeição da prefeita nas ruas. Agora, ficará numa sinuca de bico se na sessão do dia 16 de março, seus quatro vereadores confirmarem o posicionamento do líder da bancada, vereador Nicolaci, que se posicionou na tribuna da Câmara em nome deles e de acordo com o regimento, indicando que não irá votar contra a prefeita, Farid terá dificuldades para explicar isso para o eleitorado. Afinal, o ex-prefeito é contra ou a favor da péssima administração da prefeita Antonieta? Durante a semana, ninguém tomou conhecimento de nenhum movimento partidário, dentro do PDT, para orientar ou determinar a forma de votação deles no processo de cassação. Se o prefeito quiser, ele pode sim, pelo diretório e dentro da lei, determinar a forma que os vereadores devem votar. Se não o fizer, será por conveniência. Resta saber se o eleitor de Farid vai ficar satisfeito em ver o ex-prefeito ajudando a prefeita a se livrar da cassação.
ACAPULCO NÃO TEM ESGOTO, NEM INTERNET
Poucos sabem, mas o luxuoso Jardim Acapulco não possui rede de esgoto. Está aí um ponto que a prefeita Antonieta, por seu secretário Hélio Lopes poderia atacar. Afinal, não é justo que a população que vai à praia fique exposta ao esgoto das mansões do local. Na verdade, prefeita, os moradores do Acapulco não podem nem assistir ao meu programa de tv, pois não chega cabo, nem internet até o bairro. Afinal, estamos falando de um bairro rico ou de uma favela? Com a palavra o secretário de Meio Ambiente, o morador de Santos Hélio Lopes.
MÉDICO INFECTOLOGISTA DAVID UIP SE DIZ DECEPCIONADO COM O GUARUJÁ
Ainda na semana passada, o médico David Uip se disse, para um amigo, decepcionado com a cidade de Guarujá. Teria dito que a decepção se estenderia até a PMG. Na cidade, Uip tentou assumir o Hospital Santo Amaro, a Câmara não deixou. Recorreu então para empresários, que se interessaram em construir um hospital particular. Mas, agora, parece que estão emperrando o médico na PMG. Só falta a prefeita Antonieta estar atrapalhando o médico, que quer ajudar a cidade. Com o nosso Blog, o médico David Uip pode contar. Afinal, ele não é gafanhoto, tem casa na cidade, e vem para o município para somar e trazer saúde para a população. Estamos dentro.
BERTIOGA TEM GOVERNO FRACO?
Pelo menos quatro grupos políticos demonstraram interesse em assumir a presidência do PSDC de Bertioga. Um deles, inclusive, é de situação e diz que é “independente” e pode tomar decisões contra a administração do prefeito Orlandini. Será que o prefeito sabe disso?
BERTIOGA TEM GOVERNO FRACO I
Nosso partido, em Bertioga, foi oposição na última eleição e, pela desorganização política da administração Orlandini, caminhamos no rumo certo.
EM GUARUJÁ É O JOAQUIM, EM BERTIOGA O MIRANDÃO
Em Guarujá, profissionais qualificados têm dito não aos convites da prefeita para serem secretários. O motivo: “não vamos ficar subjugados como secretários de segunda categoria e ter que assinar o que o Joaquim tratar”. Faz sentido.
EM GUARUJÁ É O JOAQUIM, EM BERTIOGA O MIRANDÃO I
Em Bertioga acontece o mesmo com relação ao nome do assessor especial do prefeito Mauro Orlandini, do DEM, Miranda. “Orlandini é o prefeito, mas quem manda é o Miranda. Assim não dá”. A afirmação é de lideranças políticas que reclamam do excesso de ingerência política de Miranda em suas secretarias na PMB.
O SECRETÁRIO CHEFE DE GABINETE GUSTAVO MELO PEDIU PARA SAIR
Um dos que não aceitaram as ingerências de Miranda à sua pasta foi o ex-secretário chefe de gabinete Gustavo Melo. Saiu e levou consigo vários assessores. A insatisfação de Melo é também a de vários outros secretários e ocupantes de cargos de confiança. Mas os outros não pedem para sair agora. Experientes, eles farão isso, um ano antes de terminar o governo. Cozinharão o galo e, na época futura, fecharão com quem for ganhar a eleição. É do jogo político. No Lugar de Melo, assumiu contador Antônio Batuba.
INSTABILIDADE POLÍTICA DE BERTIOGA É NOTÓRIA
Mesmo sem ter uma pesquisa para avaliação da gestão Orlandini, o que se nota pelos relatos de funcionários públicos e moradores da cidade é que a atual administração pode ser equiparada à de Guarujá. Aguardemos. Uma das indicações de anormalidade está justamente na formação de vários grupos políticos, sendo que o atual governo ainda tem três anos pela frente.
PSDC TEM NOVO COORDENADOR DA SUB REGIÃO GUARUJÁ, CUBATÃO E BERTIOGA
Valmir Severino, antigo filiado do PSDC de Guarujá, foi indicado pelo coordenador da sub região Sul Sudeste do PSDC Brasil, advogado Welinton Andrade Silva, para coordenar as cidades de Guarujá Cubatão e Bertioga. Nas próximas semanas, Welinton nomeará outro nome para coordenar os municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe e, em seguida, outro nome para coordenar Santos e São Vicente. Tudo sob orientação do presidente Estadual, José Maria Eymael.
MONGAGUÁ TEM NOVO PRESIDENTE DO PSDC
O empresário Adeilson Silva Boquinha é o novo presidente do PSDC de Mongaguá. A nomeação aconteceu após reunião em Guarujá entre o novo presidente, o presidente de Praia Grande, Gil Juliani e o coordenador geral do partido na região, Welinton Andrade Silva.
ALEXANDRE CUNHA AGUARDA CALADO DESDOBRAMENTOS
Em contato com o nosso Blog, o segundo colocado nas eleições para prefeito de Praia Grande, Alexandre Cunha, do PMDB, disse continuar tranqüilo e confiante com relação aos processos que correm na Justiça contra o atual prefeito Roberto Francisco. Pesa contra o atual prefeito, denúncia de compra de votos feita pelo próprio coordenador da sua campanha eleitoral. Portanto, Cunha pode sim assumir a qualquer momento a PMPG.
DIMINUIÇÃO NA VIOLÊNICA DE GUARUJÁ?
A prefeita de Guarujá festeja a diminuição nos índices de violência na cidade durante a temporada de verão. Detalhe: comerciantes informam que essa foi a “pior temporada de todos os tempos”. E prosseguem afirmando que “os turistas e veranistas foram embora no meio da temporada devido ao surto de virose que acometeu a região”. Sem turista, sem violência. Afinal, da mesma forma que os turistas, os bandidos (gafanhotos) voltaram para suas cidades.
A DENGUE ESTÁ SÉRIA EM TODO O LITORAL, EM ESPECIAL NO GUARUJÁ
Ao abrir inquérito para apurar a motivação de mais de 80 mortes na cidade, num intervalo de um mês, a Polícia Civil, por seu delegado titular Claudio Rossi, alertou a população para a gravidade da dengue na cidade. É claro que nem todas as mortes estão relacionadas à epidemia. Entretanto, está morrendo muita gente com dengue hemorrágica na cidade. Isso não se pode esconder, pois estamos falando de vidas humanas e cabe sim à administração da prefeita Antonieta de Brito, do PMDB, providências que minimizem o sofrimento da população.
O JORNAL INCONFIDENTES TRAZ NA CAPA FOTO DE DOENTE COM DENGUE
É assustadora a foto de primeira página do jornal Inconfidentes. Entretanto, necessária para alertar tanto a população quanto as autoridades sobre a gravidade da epidemia que está matando pessoas em Guarujá e Vicente de Carvalho.
PREFEITA QUER APOIO DE LIDERANÇAS DE ENTIDADES NO COMBATE À DENGUE
Na hora de dar emprego na prefeitura, a prefeita optou em prestigiar pessoas de fora (gafanhotos). Agora, quando o calo aperta, ela pede o apoio de lideranças e entidades da cidade. Todos temos que ajudar, entretanto, senhora prefeita, mande também os Gafanhotos caçarem mosquitos.
DEPUTADA E EX-PREFEITO REALIZAM MANIFESTAÇÃO
A deputada Haifa Madi e o ex-prefeito Farid Madi realizaram manifestação contra o fechamento do Hospital Ana Parteira, de Vicente de Carvalho, por um ano. Não posso criticar a manifestação, que a Constituição garante esse direito para todos, entretanto, não imagino que seja a hora de tumulto na saúde, mas sim de união contra a dengue. Mas a prefeita também precisa ajudar a promover essa união.
SÓ UM PACTO SOCIAL SALVA A ADMINISTRAÇÃO ANTONIETA
Com 70% de rejeição, com viés de alta, virose, dengue, equipe de fora da cidade, dificuldade com a Câmara de vereadores, aumento de passagem dos ônibus... Com esse quadro sombrio, só um Pacto Social entre PMG, Legislativo, partidos políticos e lideranças pode salvar a atual administração. Tratamento com maquiagem não resolve mais. Tem que trocar, no mínimo, 50% ou 70% dos cargos da atual administração para ela começar a caminhar.
CHUVEIRO ECOLÓGICO É CRIADO EM GUARUJÁ
Apesar de ter sido projetado e idealizado por um morador de Guarujá (Armando Fantini), o Chuveiro Ecológico (que transforma água do mar em água doce e economiza o precioso líquido) ainda não teve atenção da administração local. Cadê o secretário de Meio Ambiente Hélio Lopes? Resultado: o projeto já está sendo apresentado em outras cidades de São Paulo e do Brasil. O idealizador já vendeu unidades até para o exterior. Acorda prefeita. Use as boas idéias em favor da sua administração. Saiba mais em www.refreshbrasil.com.
CARNAVAL DE MONGAGUÁ ESTÁ SOB SUSPEITA
O título de Campeã do Carnaval de Mongaguá está sob investigação da comunidade carnavalesca da cidade. Adeilson Boquinha, carnavalesco da cidade, informa que campeã e vice não cumpriram regulamento e que jurados teriam feito justificativas de notas erradas. Boquinha defende que o carnaval oficial de Mongaguá não fique com nenhuma escola. Faz sentido.
DEPUTADO MAJOR OLÍMPIO VISITA GUARUJÁ
O deputado Major Olímpio esteve em Guarujá, na terça feira. Foi recebido pelo amigo sargento Paes, que preparou reunião para Olimpio. O deputado também manteve encontro com os empresários Erasmo Soares da Fonseca e Fábio Gaze, além do ex-vereador Wanderley Maduro. O deputado, apesar de ser do PDT, é oposição ao governador José Serra, do PSDB.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A PONTE GUARUJÁ SANTOS NO DELPHIN
Acontece nesta quinta feira, dia 4 de março, a partir das 19 horas, no Delphin Hotel – Enseada - Audiência Pública do governo do Estado para discussão da ligação seca entre Guarujá e Santos. A tão sonhada ponte pode acontecer ainda na gestão do governador José Serra. Isso, se a prefeita Antonieta não aprontar mais alguma para prejudicar o projeto. O evento é aberto para todos.
AUDIÊNCIA CHAPA BRANCA JÁ ACONTECEU NO PROCÓPIO
Com a presença maciça de assessores da PMG e Gafanhotos que a prefeita deu emprego na PMG, a prefeitura de Guarujá realizou Audiência Pública, também para discutir a ponte. Na verdade, Antonieta, para não ficar de fora e obter louros da ponte que será construída pelo governo do Estado, convocou a reunião, após saber que o governo do Estado estava apoiando a audiência do Delphin Hotel, que é organizada por várias entidades e ONGs da região.
PREFEITA RETIRA PALAVRA DO CHINA
Na audiência pública do Teatro, a prefeita Antonieta deixou a ex-deputada Mariângela Duarte, do PT, falar à vontade, mesmo sendo limitado o tempo para pergunta de populares. Na hora do humilde China, que representa pescadores da cidade, falar, a prefeita pediu para ele ser breve. Então prefeita, qual o motivo de a senhora não ter pedido para a ex-deputada também ser breve? Só suas amigas podem falar? O povo não pode se manifestar, prefeita?
APRESENTOU COM COMPETÊNCIA
Apesar de ser notadamente chapa branca, a audiência do Teatro contou com uma brilhante apresentação do projeto através do secretário de Finanças e Planejamento, José Luiz Pedro. O único senão foi o secretário trocar nomes das principais avenidas da cidade. Ao final, no telão, não entrou o crédito para a secretaria de governo como articuladora do projeto. José Luiz Pedro e Ricardo Joaquim, sabidamente, não se bicam.
GAFANHOTOS LOTARAM O PROCÓPIO FERREIRA
Na audiência chapa branca da prefeita, feita às pressas para realizar antes da do governador Serra, no Delphin Hotel, o que mais se ouvia eram os Gafanhotos perguntarem onde é esse bairro, onde é aquela rua, onde fica aquela avenida. Estavam mais perdidos do que cego no meio de tiroteio. O único lugar que eles conheciam era a Balsa para Santos, a Piaçaguera, para São Paulo, a Rodoviária e a Prefeitura, onde recebem altos salários e retiram o emprego da população de Guarujá. No estacionamento, pelas placas dos carros, dava para saber o excessivo número de gafanhotos presentes.
ORIENTAÇÃO PARA A PREFEITA
Alguém precisa orientar a prefeita que o cargo dela não comporta usar o microfone para ficar organizando fila de quem vai falar ou não na audiência pública. Também recebemos inúmeras reclamações sobre a intimidação indireta de Guardas municipais que, com fardas, estavam fotografando as pessoas e filmando todos. Isso não é função da Guarda Municipal e deprecia a categoria, mas sim, da comunicação ou cerimonial. Haja amadorismo.
PARTICIPAÇÃO INCONVENIENTE DE EX-SECRETÁRIO
Na audiência pública para discutir a ponte, o ex-secretário de Planejamento e Finanças, Mauro Skazufca usou a palavra para defender o túnel. Ora, Mauro, com todo respeito, o local não era o momento para querer ficar aparecendo. Na sua gestão era túnel. Agora é ponte. E fim de papo. Entendeu? Na próximas edições de Bastidor Política abordaremos outros pontos dessa audiência pública. E olha que não são poucos.