sexta-feira, 5 de março de 2010

GUARUJÁ DEVE VACINAR 155 MIL CONTRA CRIPE SUINA

As Unidades Básicas de Saúde, Estratégia de Saúde da Família
e hospitais vacinarão os guarujaenses

A expectativa da Prefeitura de Guarujá é vacinar aproximadamente 155 mil pessoas no Município contra a Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. A primeira etapa da campanha começa na segunda-feira (8), para os profissionais da área da saúde, que trabalham diretamente no atendimento aos pacientes (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, motoristas de ambulância e outros). A vacinação ocorrerá no próprio local de trabalho dos profissionais.

A segunda fase da vacinação contra a nova gripe, que começa em 22 de março até 2 de abril incluirá as gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade e os portadores de doenças crônicas, asmáticos graves, diabetes, pessoas portadoras de HIV, de doenças respiratórias crônicas, dentre outros.

As gestantes poderão ser vacinadas entre 22 de março e 7 de maio. Já a vacinação para crianças de seis meses a dois anos e para os portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril.

Na terceira etapa, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população de adultos de 20 a 29 anos de idade. Na data de 24 de abril a 7 de maio receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas. Para finalizar a quinta etapa da campanha, os adultos com idades de 30 a 39 anos, também receberão a vacina, no período de 10 a 21 de maio.

A meta da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar 13,3 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. A recomendação do secretário da Saúde de Guarujá, que também é médico infectologista, Marco Antonio Barbosa dos Reis, é para que a população compareça aos postos de saúde do Município para tomar a vacina, sempre, obedecendo o calendário proposto pelo Ministério da Saúde .(fonte pmg).