terça-feira, 16 de março de 2010

BASTIDOR POLÍTICO 16 março 2010





CÂMARA DE VEREADORES REJEITA PEDIDO DE CASSAÇÃO DA PREFEITA ANTONIETA
Há cerca de trinta dias, a munícipe Claudia Cavalcanti entrou na Câmara com pedido de cassação da prefeita Maria Antonieta de Brito, do PMDB, pela contratação de uma empresa de advogados da família Quércia (Quércia é presidente estadual do partido da prefeita, o PMDB). Nosso blog já havia previsto que não haveria cassação (leia coluna Bastidor Político anterior neste blog). Então, para nós, não causou surpresa a Câmara de vereadores votar a favor de uma prefeita que tem a rejeição de 70% da população. Entretanto, a população tem o direito de saber a forma como cada vereador votou. E é o que fazemos agora. Até para ficar claro quem é a bancada da prefeita Antonieta.

ROMAZZINI, VALTER SUMAN E NELSOMAR VOTARAM CONTRA A PREFEITA E A FAVOR DA CASSAÇÃO
Dos quinze vereadores, apenas os petistas Romazzini e Nelsomar, além do vereador Valter Suman, do PSDC, votaram pela abertura do processo de cassação da prefeita Antonieta. Romazzini é oposição desde o início e Suman é independente, conforme determinação partidária conjunta entre executiva e vereador. Já o vereador Nelsomar só votou contra a prefeita por seu partido, o PT, ter determinado. Se votasse de outra forma, correria o risco de sofrer processo de cassação do seu mandato dentro do partido por infidelidade partidária. Assim diz a lei.

CONHEÇA A BANCADA DE VEREADORES QUE APÓIAM A PREFEITA ANTONIETA
Apesar de, nas ruas, se dizerem contra a prefeita, por ela estar queimada com a população, os seguintes vereadores votaram a favor dela, ou seja, pela não abertura do processo de cassação: Addis (ex-secretário de governo, turismo e esportes de Farid), Nenke, Cândido, Gilberto Benzi, professor Arnaldo, Nego Valter e Nicolacci (os quatro do PDT, partido de Farid), Jaiminho (partido do Doidão, PP, ex-bancada de Farid), Pastor Luiz Carlos (também apoiou Farid), Marcelo Mariano (sobrinho da vice prefeita D. Regina Mariano). Todos eles são da bancada de apoio da prefeita Antonieta. O vereador Sato, do PP, faltou por estar internado com dengue hemorrágica e o presidente José Carlos não vota. Só em caso de desempate.

PAULO PIASSENTI ARTICULOU E ACOMPANHOU A VOTAÇÃO NA CÂMARA
Ex-vereador e atual secretário de Esportes, Paulo PIassenti, do PSDB, esteve presente na Câmara para acompanhar os trabalhos. Nos últimos dois dias, foi ele quem fez os contatos com os vereadores para que eles votassem com a prefeita. Entretanto, Piassenti diz que só ficará na coordenação política da prefeita até a semana que vem, quando serão votadas as contas do ex-prefeito FArid Madi, do PDT. Detalhe, Paulo e Farid são inimigos mortais. É que Paulo apoiou Farid e foi chutado (igual ao Romazzini pela Antonieta) na eleição da presidência da Câmara pelo ex-prefeito. Piassenti promete dar o troco.

CURIOSODADES DA VOTAÇÃO DA CASSAÇÃO DA PREFEITA ANTONIETA
São várias as curiosidades da votação da cassação da prefeita Antonieta. A primeira delas é que todos os vereadores do PDT, partido do ex-prefeito e oposicionista Farid Madi, votaram a favor da prefeita. Ou seja, contra a cassação. O ex-prefeito terá dificuldades para explicar essa divergência de postura ideológica entre ele e os vereadores para a população. Se Farid quisesse, poderia ter feito como fez o PT, reuniu o partido e determinou que o vereador Nelsomar votasse contra a prefeita e a favor da cassação. Farid, apesar de ser o todo poderoso do PDT em todo o Litoral, não fez nada, deixou os vereadores votarem como quisessem.

CURIOSODADES DA VOTAÇÃO DA CASSAÇÃO DA PREFEITA ANTONIETA I
Outra curiosidade foi o voto do vereador Jaiminho, do PP. Ele pertence ao partido de Doidão e, a exemplo de Farid, não redigiu nenhuma determinação partidária para a votação da terça feira. Outro detalhe que não pode fugir é a votação do vereador Marcelo Mariano, sobrinho da vice prefeita Regina Mariano. Ele votou a favor da prefeita e contra a cassação dela. Só para lembrar aos leitores, D. Regina rompeu com a prefeita no ano passado, sendo que Antonieta mandou embora a filha de D. Regina, Angélica Mariano (prima do vereador). Dá pare entender?

O PRESIDENTE DA CÂMARA JOSÉ CARLOS PRECISA RESPEITAR A POPULAÇÃO QUE VAI À CÂMARA (VEJA FOTO NO INÍCIO DE BASTIDOR)
Cabe ao presidente da Câmara, vereador José Carlos Rodrigues, cuidar, administrar a Câmara Municipal. Vários munícipes nos procuraram para denunciar que não tem nem água para eles beberem durante a sessão (bebedouros). Outro me disse que o banheiro do local é uma fedentina só. Entretanto, o pior de tudo é que o banheiro da Câmara de Guarujá não tem água nem papel para lavar e enxugar as mãos. Porém, o pior vem agora: jornal, isso mesmo, jornal é o papel higiênico que a Câmara oferece (nos banheiros) à população que votou nos vereadores e vai acompanhar as sessões. Acho que é por isso que o Zé Carlos não proibiu a entrada de jornais na Câmara. Veja as fotos.


VEREADOR ROMAZZINI DIZ QUE TEM “ROUBALHEIRA” NA PMG E QUE “A CÂMARA É PARCEIRA DESSAS VERGONHAS”
Num discurso inflamado, entre outras coisas, o vereador Romazzini, do PT, afirmou que não “compactua com roubalheira”. O vereador foi mais longe e afirmou que “li no Diário Oficial a contratação de sete veículos Kombi por R$ 507 mil reais (meio milhão) por seis meses. Isso dá para alugar limusine ”. Na verdade dá também para comprar as próprias Kombis alugadas. É um absurdo. (VEJA FOTO NO INÍCIO DE BASTIDOR)

MESMO SEM ÁGUA, PAPEL TOALHA E PAPEL HIGIÊNICO, A POPULAÇÃO APLAUDIU O VEREADOR ROMAZZINI

“É um absurdo os vereadores não votarem pela cassação da prefeita com a desculpa que o Ministério Público já está apurando. O povo não elegeu o promotor, elegeu a nós, vereadores, para fiscalizarmos as ações da prefeita” o desabafo é do vereador Romazzini, do PT.

VOTAÇÃO DA CASSAÇÃO DA PREFEITA PODE SER ANULADA
Quem esteve presente à sessão de cassação da prefeita Antonieta, sabe que a reunião pode ser anulada. Até porque, todos os vereadores votaram pela cassação dela. Afinal, ao presidente colocar em votação disse ”os vereadores que sejam favoráveis (à cassação) permaneçam como se encontram, os contrários...” Neste momento, todos os vereadores ficaram como estavam. Ou seja, salvo melhor juízo, votaram sim pela cassação da prefeita. É só requisitar a fita da Câmara.

NA SEMANA QUE VEM A SESSÃO É PARA APROVAR OU NÃO AS CONTAS DO EX-PREFEITO FARID
Quem gosta de política terá mais uma semana de expectativa. É que na sessão da próxima terça feira, será a vez de o ex-prefeito Farid Madi ir para o paredão da Câmara. No dia 23, terça feira, 15 horas, os vereadores votarão pela aprovação ou não das contas de Farid, enviadas pelo Tribunal de Contas. Nos bastidores, fala-se muito sobre um grande acordo onde os vereadores não cassaram a prefeita e aprovarão as contas de Farid. Não acreditamos muito nesse acordo. Afinal, a prefeita tem uma oportunidade impar de se livrar do seu principal inimigo político e, com certeza, fará de tudo para ver a derrota de Farid na semana que vem. É esperar para ver.

FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE ESTÃO EM OUTRAS SECRETARIAS
Um funcionário público nos enviou e-mail relatando que, em plena epidemia de dengue, a prefeita de Guarujá mantém funcionários concursados pela Saúde em outras secretarias. Enquanto isso, crianças e adultos morrem de dengue hemorrágica na cidade. Não é à toa que a atual administração é rotulada na cidade como arrogante, incompetente e prepotente.

PRESIDENTE DO SANTO AMARO DENUNCIA QUE CRIANÇAS ESTÃO MORRENDO DE DENGUE HEMORRÁGICA NO HOSPITAL
Em tom de desespero e revolta, o presidente do Hospital Santo Amaro, Urbano Barramonte, disse que “Crianças estão morrendo com dengue hemorrágica em Guarujá”. O desabafo foi em nosso programa da TV Guarujá. Mesmo assim, a prefeita rompeu, de forma unilateral, negociações para renovar contratualização com o HSA. Isso mesmo, em plena crise da dengue, a prefeita não quer renovar convênios da PMG com o Santo Amaro para que o Hospital atenda a população carente (SUS). Quer mais?

NELSON FERNANDES CRITICA CÂMARA PELOS CONTRATOS MILIONÁRIOS
No mesmo programa, o ex-deputado Nelson Fernandes, do PSC, além de criticar a administração Antonieta de Brito, pela inoperância e inexperiência, orientou os vereadores para que “cancelem os contratos com o aluguel de carros, revejam o valor de R$ 4 milhões para reformar a Câmara e os cerca de um milhão para a informática. Nelsão é pré-candidato a deputado estadual pelo PSC.

NELSON FERNANDES CRITICA CÂMARA PELOS CONTRATOS MILIONÁRIOS I
Nelsão ainda informou que, quando foi presidente da Câmara, usava apenas 1,5% do valor que a Câmara tem direito e o restante, devolvia para que a prefeitura investisse na compra de ambulâncias e outros trabalhos sociais. “Com esse pequeno percentual do Orçamento, conseguia pagar tudo, funcionários, carros próprios da Câmara” (não alugavam)...E seguiu dizendo que “Hoje, a Câmara de Guarujá usa 6% do Orçamento da cidade, é muito dinheiro. Tenho certeza que o atual presidente José Carlos vai ter o bom senso de rever esses gastos. A população está de olho”, finalizou o ex-deputado.

MADURO JÁ HAVIA CRITICADO GASTOS EXCESSIVOS DA CÂMARA EM NOSSO PROGRAMA DE TV
Há cerca de trinta dias, o também ex-presidente da Câmara Vanderley Maduro, do PV, considerou absurdos os gastos da Câmara com os contratos milionários dos aluguéis dos carros, reforma da Câmara e informática. “Atualmente, a Câmara gastaria cerca de 2 milhões com informática. Montei toda a informática da Câmara com apenas 50 mil reais”. Na questão dos carros, Maduro também acha um absurdo o aluguel: “Tem que comprar o carro para o veículo ir para o patrimônio da Câmara. O carro sendo da Câmara, podemos ajudar ou doar depois para entidades de assistência social”. Maduro ainda criticou o exagero dos gastos com Xerox que a Câmara tem atualmente.

MADURO DISSE QUE IRIRA ENTRAR COM REQUERIMENTO PARA SABER OS NÚMEROS VERDADEIROS DOS CONTRATOS
Também no ar, Maduro afirmou que iria entrar com requerimento, pedindo cópia dos contratos milionários da Câmara de Guarujá e levaria para o nosso programa. Até o momento, não sabemos se ele entrou ou não com os requerimentos. Maduro, a população está cobrando os requerimentos dos contratos da Câmara.

CASO MENSALINHO AGITA NOVAMENTE A CIDADE DE GUARUJÁ
O oferecimento de denúncia, por parte do Ministério Público contra onze supostos envolvidos no Caso Mensalinho de Guarujá também é assunto da ordem do dia na cidade.
Dos acusados, o único que detém mandato atualmente é o vereador Addis Filho. Farid, perdeu a eleição, seu irmão Issan não tinha mandato e os outros envolvidos não concorreram ou perderam a eleição para vereador.