PSDC PODE LANÇAR EMPRESÁRIO JOSÉ RIBAMAR PARA DEPUTADO
Poucos sabem mas, aos 45 minutos do segundo tempo, o presidente da Associação dos Caminhoneiros de Santos, Cubatão e Guarujá e vice presidente do Sindicato dos Caminhoneiros, José Ribamar Belizário Brandão, se filiou ao PSDC de Guarujá em outubro do ano passado (no prazo de um ano antes das eleições). Portanto, pode ser candidato a deputado. O coordenador do partido no Litoral, Welinton Andrade Silva e Ribamar almoçaram essa semana para discutir o assunto. Welinton ficou animado com a possibilidade. Entretanto, reunirá o partido para que outros pretendentes também apresentem seus nomes. A Associação do presidente Ribamar é a maior do Brasil no segmento, reunindo 1.200 associados.
JINGLE EYMAEL COMO RINGTONE PARA CELULAR
O PSDC disponibiliza em seu site www.psdcbrasil.org.br o Jingle Ei-Ei-Eymael um Democrata Cristão para baixar no seu celular. A versão é apenas orquestrada e nela não há menção a nenhuma forma de propaganda eleitoral. O partido já trabalha também na produção do jingle com outras versões musicais. Entre no site e confira! Eymael é pré-candidato à presidência da República em outubro próximo.
ONG BLACK&CIA DO BRASIL REALIZARÁ VI ENCONTRO NACIONAL DE CULTURA DE RUA NO GUARUJÁ
Em contato com o nosso Bolg, o presidente da ONG BLACK&CIA DO BRASIL, Claudinho Barbosa, informa que realizará o VI Encontro Nacional de Cultura de Rua no Guarujá. Claudinho, inclusive, já tem autorização da Prefeitura de Guarujá para utilização do Ginásio do Tejereba. O Encontro será no dia 6 de junho de 2010 e trará para a cidade grupos de todo o Brasil. Na verdade, será uma semana de atividades, que culminarão com o Encontro Nacional, na Enseada. O secretário de esportes Paulo Piasenti liberou o local para o evento. Mais informações, http://ongblackciadobrasil.blogspot.com ou ligue para 13 8159.6718.
INCOERÊNCIA E POSSÍVEIS IRREGULARIDADES MARCAM REJEIÇÃO DAS CONTAS DE EX-PREFEITO DE GUARUJÁ
Na sessão que tornou o ex-prefeito Farid Madi, do PDT, inelegível, aconteceram algumas incoerências, para não dizer irregularidades. Entre elas está o voto do vereador Jaiminho, do PP, que, membro da comissão, votou a favor da aprovação das contas no relatório e, na hora de votar em plenário, foi contra a aprovação. Esse tipo de postura dúbia do vereador acabou por levar o ex-prefeito a levantar suspeitas sobre os motivos da mudança do voto do vereador Jaiminho (que teve cargo de confiança no governo Farid), e pertence a um partido que apoiou Farid nas eleições e, agora, tem votado com a prefeita Antonieta, dizem, apenas em troca de cargos na PMG.
APENAS OS QUATRO VEREADORES DO PDT APROVARAM AS CONTAS DE FARID
Os mesmos vereadores do PDT que votaram a contra a cassação da prefeita Antonieta de Brito, do PMDB, na sessão anterior, votaram a favor das contas do ex-prefeito Farid, coordenador do PDT no Litoral. Se não votassem pela aprovação, sofreriam processo de expulsão, com risco de perda dos mandatos, por votarem contra o próprio partido. Então, não foi no amor, parece ter sido por obrigação que os vereadores Arnaldo, Benzi, Nicolacci e Nego Valter votaram com o ex-prefeito.
APÓS FICAR INELEGÍVEL, FARID CONVOCA COLETIVA COM A IMPRENSA
Na coletiva coma imprensa, o ex-pefeito Farid Madi falou sobre uma articulação num restaurante japonês de Santos, envolvendo o secretário Ricardo Joaquim, Paulo Piasenti e o presidente da Câmara, vereador José Carlos Rodriguez. O papel toalha da mesa do jantar foi conseguido pelo site Inconfidentes que, antes da votação, tornou os rabiscos públicos.
EX-PREFEITO AFIRMA QUE REUNIRÁ O PDT PARA DISCUTIR SE O PARTIDO VAI PARA A OPOSIÇÃO
Só no Guarujá acontece algo assim. O ex-prefeito Farid perdeu a eleição para a prefeita Antonieta; Sua coligação elegeu doze dos quinze vereadores; Seu partido elegeu quatro vereadores e, só um ano e meio depois da posse da prefeita, o PDT vai “discutir posicionamento partidário contrario?”. Durante todo esse tempo, enquanto Farid se dizia oposição nas ruas, seu partido votava, quase sempre a favor da prefeita, o que confundiu a cabeça do eleitorado de Guarujá. Agora, treze meses depois, o ex-prefeito vai discutir o posicionamento partidário na cidade. Mesmo assim disse que, se aprovado o posicionamento de oposição “não seremos radicais”. Enquanto isso, a população morre de virose, dengue e, em breve de gripe suína em Guarujá.
OBSERVADORES POLÍTICOS APOSTASM QUE FARID NÃO CONSEGUIRÁ ENQUADRAR VEREADORES NO PARTIDO
Na coletiva que Farid realizou após a rejeição das suas contas, nenhum dos quatro vereadores do seu partido (Gilberto Benzi, Nicolacci, Nego Valter e professor Arnaldo) estiveram presentes. De político com mandato, só sua esposa, a deputada estadual Haifa Madi. Numa coletiva importante, o leitor não acha que seria o caso de os vereadores estarem presentes?
SE FARID APERTAR, OS VEREADORES DO PDT ESPANAM
O ex-prefeito Farid, mais uma vez, tentará ficar em pé na corda bamba. Seu partido tende a declarar oposição, mas do tipo presidente Lula em campanha: light. Se apertar muito, os vereadores podem pular para o PPL, Partido da Pátria Livre, que está nas mãos da prefeita, sem perderem seus mandatos. É prefeito está chegando a hora da verdade, independente de os vereadores ficarem ou não no partido.
SE VEREDORES DO PDT QUEREM VOTAR COM A PREFEITA, ENTÃO QUE O PREFEITO OS DISPENSE
Os vereadores do PDT, todos sabem na cidade, possuem cargos na administração Antonieta. Eles, é claro, não querem perder as mordomias de, nas ruas, serem oposição e, nas votações, governo. Então, de que adianta o ex-prefeito ter vereadores que não querem ser oposição no partido? Se Farid é realmente oposição, que deixe isso claro para a população. Não dá para continuar querendo enganar o eleitor com o papo de “não radicalismo”.
VEREADOR BENZI, NUMA SEMANA, VOTOU COM A PREFEITA, NA OUTRA COM FARID
Político novo e com carreira promissora por idéias que vem veiculando na imprensa, o vereador Gilberto Benzi está se queimando politicamente de graça. Quer ser deputado. Entretanto, o que já se fala na cidade é “como é que vamos votar num vereador que, numa semana apóia a prefeita Antonieta e na outra o ex-prefeito Farid nas votações da Câmara”? O questionamento faz todo sentido. Afinal, Benzi é do mesmo partido de Farid, o PDT. Então quais os motivos para votar a favor de Antonieta, que faz um governo com 70% de rejeição pela própria população? Uns míseros cargos não podem comprar a idéia de alguém que queira ser deputado. Pense nisso, Giba, e tome uma posição. Ou você está com o ex-prefeito que é do seu partido, ou está com a prefeita que é de outro partido. Não querer apoiar o ex-prefeito é uma decisão sua, entretanto, como homem público sério o senhor tem o dever, então, de pedir para sair do partido.
ADVOGADOS ESPECIALISTAS ACREDITAM QUE FARID CONSEGUE REVERTER INELEGIBILIDADE NA JUSTIÇA
Como ocorreram muitas irregularidades na votação (julgamento), algumas delas talvez insanáveis, especialistas em direito eleitoral são quase unânimes em afirmar que o ex-prefeito consegue ser candidato a deputado mediante limiar favorável na Justiça. Entretanto, o prefeito precisa deixar claro para quem votou nele se, afinal, seu partido é oposição ou situação. No muro, fica feio, prefeito.
VALTER SUMAN, ADDIS FILHO E SATO, NÃO VOTARAM
A pedido do vereador Cândido, o presidente José Carlos, utilizando o regulamento da casa, proibiu a votação dos vereadores Walter Suman, do PSDC, e Addis Filho, do PV, por terem sido secretários da administração anterior. Então se retiraram da sessão. O presidente José Carlos se absteve de votar também por ter ocupado cargo (nessa condição ele poderia conduzir a sessão?). Já o vereador Ituo Sato, do PP, não compareceu por ter contraído dengue hemorrágica.
VEREADOR NELSOMAR, “SUA PALAVRA VALE UMA ESCRITURA”
Lembram? Essa frase é da campanha do então candidato a vereador pelo PT, Nelsomar. O ex-prefeito Farid disse que Nelsomar tinha lhe dado a palavra que votaria com ele. Na sessão, foi contrário. Talvez, o ex-prefeito tenha esquecido de “registrar em cartório” a palavra do vereador. Prefeito, pelo jeito, o vereador Nelsomar deu a palavra para o senhor, mas o registro da escritura da palavra, com taxas e tudo, pelo voto, foi para a prefeita.
VEREDOR PASTOR LUIZ CARLOS PODE PERDER MANDATO EM GUARUJÁ
Antes do dia da votação, o presidente do PRB, jornalista Wagner Ramos, oficiou o vereador do partido, pastor Luiz Carlos, para reunião que decidiria o posicionamento e a determinação partidária conjunta para a votação das contas do ex-prefeito. O PRB fez parte da coligação que apoiou o ex-prefeito Farid Madi e teve vários cargos na PMG. Dessa forma, por coerência política, a executiva optou pela “aprovação” das contas de Farid. O vereador pastor, presente à reunião, teria se recusado a assinar a ata. O presidente do partido, então, oficiou o vereador sobre a decisão do partido, bem como oficiou o presidente da Câmara, José Carlos Rodrigues. Agora, Wagner vai requerer à Câmara, a ata da sessão onde conste o voto do vereador para providências. Pela legislação, o vereador pode perder seu mandato. Seu suplente é o ex-vereador Marcelo Squassoni. Entre outros, fazem parte da executiva do PRB, o jornalista João Leite Neto e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá, Marcelo Stuque.
DESORGANIZAÇÃO DA CÂMARA MARCOU A SESSÃO DE VOTAÇÃO DAS CONTAS DO EX-PREFEITO
Não foram poucos os jornalistas que reclamaram das condições de trabalho durante a sessão. Televisão, rádio e jornal ficaram juntos, no mesmo setor. Entretanto, o espaço estava lá, reservado para a imprensa, com local demarcado para entrar sem ter que atrapalhar ao público. Porém, todos os jornalistas foram proibidos de entrar no plenário para fotografar e filmar. Só uma fotógrafa da Câmara entrou. Outra coisa que o presidente precisa fazer é orientar funcionários da casa que qualquer cidadão pode (tem o direito) subir até o protocolo geral para protocolizar documentos dentro do horário do expediente da casa. Como diz o jornalista Sassi, de leve, presidente. Ah. com relação à imundice dos banheiros para o público, não verifiquei, mas me disseram que as condições melhoraram um pouco. É por ai.