Dr. Welinton Andrade Silva
Há cerca de um mês, fui procurado em meu programa na TV Guarujá por uma senhora pensionista.
Ela afirmava categoricamente o sumiço de mil reais da sua conta no Bradesco da Adhemar de Barros.
Pelo afirmava, ela foi sacar determinada quantia em dinheiro, sendo que o banco teria sacado a mais, devolvendo para a conta dela apenas uma parte do excedente.
O fato é que, por engano ou não, após aquele dia, D. Raimunda notou a falta de mil reais na sua conta. Ai começou o seu calvário e peregrinação para conseguir o seu dinheiro de volta.
Primeiro retornou ao banco e relatou o sumiço de dinheiro. Mesmo ela explicando que aquela quantia seria para comprar um aparelho de elevador para sua filha que é deficiente mental e não caminha, não obteve êxito nem atenção do banco.
Humilde, porém, esclarecida. Ela buscou o seu direito de todas as formas. Foi à delegacia de polícia e registrou boletim de ocorrência. Depois foi ao PROCON. Entretanto, as ações cidadãs de D. Raimunda não alcançariam o efeito desejado: a imediata devolução do dinheiro para ela comprar o aparelho para sua filha.
Já no desespero, e como última esperança, foi até a TV Guarujá, onde foi orientada por colegas de equipe para nos procurar.
Conversamos alongadamente com D. Raimunda que nos transmitiu total convicção no pleito desejado. Falava com o coração e transparecia a indignação só observada nos que realmente tiveram seus direitos negados ou ignorados.
Precavidos, antes de colocar a reclamante no ar, demos um alô dentro do quadro “Defesa do Consumidor” para que o Bradesco desse atenção especial para D. Raimunda que, além de idosa, também é mãe de pessoa com deficiência mental.
Esgotadas as tentativas de conciliação amigável, sem denúncia pública no vídeo, partimos para a ofensiva em defesa dos direitos da pensionista.
Fizemos uma entrevista com ela de dez minutos, onde tornamos público para toda a cidade o problema e a humilhação que o Bradesco impunha a ela e sua filha. Além da TV, também denunciamos a ocorrência no nosso Blog.
Logo após a entrevista e a divulgação em welintonandrade.blogspot.com, o Bradesco chamou D. Raimunda e lhe devolveu o dinheiro.
Então, D. Raimunda retornou ao nosso programa para agradecer a toda a TV Guarujá, que se empenhou em auxiliá-la nesse momento de aflição.
O quadro “Defesa do Consumidor” recebe, por e-mail ou telefone, inúmeras denúncias de consumidores com problemas com empresas e prestadores de serviços. A maior parte consegue-se resolver com telefonemas que fazemos diretamente aos comerciantes ou prestadores de serviços, que entram em acordo diretamente com os reclamantes, sem a necessidade de levá-las ao ar.
Os casos mais extremos, além de colocar o consumidor no ar (com BO e outras provas) orientamos os prejudicados a procurarem seus direitos na OAB de Guarujá ou encaminhamos diretamente a denúncia ao Ministério Público.
Felizmente, ainda não foi necessário nenhum encaminhamento ao MP, uma medida que a nosso ver só deve ser tomada em última instância.
Para denunciar problemas de consumo, basta nos mandar um e-mail relatando os fatos com um telefone para contato.
*O advogado Welinton Andrade Silva é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, coordenador do PSDC na Macro Região da Baixada Santista, membro titular dos diretórios estadual e nacional do partido e ex-secretário da Cultura
welintonandrade@hotmail.com –