quinta-feira, 10 de junho de 2010

APÓS DENÚNCIA NA TV, BRADESCO DEVOLVE DINHEIRO DE PENSIONISTA

Dr. Welinton Andrade Silva

Há cerca de um mês, fui procurado em meu programa na TV Guarujá por uma senhora pensionista.
Ela afirmava categoricamente o sumiço de mil reais da sua conta no Bradesco da Adhemar de Barros.
Pelo afirmava, ela foi sacar determinada quantia em dinheiro, sendo que o banco teria sacado a mais, devolvendo para a conta dela apenas uma parte do excedente.
O fato é que, por engano ou não, após aquele dia, D. Raimunda notou a falta de mil reais na sua conta. Ai começou o seu calvário e peregrinação para conseguir o seu dinheiro de volta.
Primeiro retornou ao banco e relatou o sumiço de dinheiro. Mesmo ela explicando que aquela quantia seria para comprar um aparelho de elevador para sua filha que é deficiente mental e não caminha, não obteve êxito nem atenção do banco.
Humilde, porém, esclarecida. Ela buscou o seu direito de todas as formas. Foi à delegacia de polícia e registrou boletim de ocorrência. Depois foi ao PROCON. Entretanto, as ações cidadãs de D. Raimunda não alcançariam o efeito desejado: a imediata devolução do dinheiro para ela comprar o aparelho para sua filha.
Já no desespero, e como última esperança, foi até a TV Guarujá, onde foi orientada por colegas de equipe para nos procurar.
Conversamos alongadamente com D. Raimunda que nos transmitiu total convicção no pleito desejado. Falava com o coração e transparecia a indignação só observada nos que realmente tiveram seus direitos negados ou ignorados.
Precavidos, antes de colocar a reclamante no ar, demos um alô dentro do quadro “Defesa do Consumidor” para que o Bradesco desse atenção especial para D. Raimunda que, além de idosa, também é mãe de pessoa com deficiência mental.
Esgotadas as tentativas de conciliação amigável, sem denúncia pública no vídeo, partimos para a ofensiva em defesa dos direitos da pensionista.
Fizemos uma entrevista com ela de dez minutos, onde tornamos público para toda a cidade o problema e a humilhação que o Bradesco impunha a ela e sua filha. Além da TV, também denunciamos a ocorrência no nosso Blog.
Logo após a entrevista e a divulgação em welintonandrade.blogspot.com, o Bradesco chamou D. Raimunda e lhe devolveu o dinheiro.
Então, D. Raimunda retornou ao nosso programa para agradecer a toda a TV Guarujá, que se empenhou em auxiliá-la nesse momento de aflição.
O quadro “Defesa do Consumidor” recebe, por e-mail ou telefone, inúmeras denúncias de consumidores com problemas com empresas e prestadores de serviços. A maior parte consegue-se resolver com telefonemas que fazemos diretamente aos comerciantes ou prestadores de serviços, que entram em acordo diretamente com os reclamantes, sem a necessidade de levá-las ao ar.
Os casos mais extremos, além de colocar o consumidor no ar (com BO e outras provas) orientamos os prejudicados a procurarem seus direitos na OAB de Guarujá ou encaminhamos diretamente a denúncia ao Ministério Público.
Felizmente, ainda não foi necessário nenhum encaminhamento ao MP, uma medida que a nosso ver só deve ser tomada em última instância.
Para denunciar problemas de consumo, basta nos mandar um e-mail relatando os fatos com um telefone para contato.

*O advogado Welinton Andrade Silva é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, coordenador do PSDC na Macro Região da Baixada Santista, membro titular dos diretórios estadual e nacional do partido e ex-secretário da Cultura
welintonandrade@hotmail.com –