SIGA www.twitter.com/welintondatv
Dr. Welinton Andrade Silva
Encontrei muitas pessoas inconformadas com os resultados da pesquisa de opinião publicada no Jornal A Tribuna (21 de julho) que confirma Guarujá como sendo a pior avaliada pelos moradores da Baixada.
A pesquisa do Ipat afirma que em Vicente de Carvalho, a rejeição da atual administração chega a 66,5%. No geral, a rejeição é de 62,3.
Os moradores do Guarujá não se conformam com os números divulgados. Afirmam que a rejeição da atual administração é superior a apresentada pela pesquisa.
Na fila de um banco, acompanhei o diálogo entre dois guarujaenses sobre a pesquisa. Os dois diziam em alto e bom som que a pesquisa não retrata a realidade de Guarujá.
Entendam que os dois não colocaram em dúvida a credibilidade do Ipat, simplesmente afirmavam que a rejeição é bem maior do que os números apresentados.
Um deles disse que bastava uma volta por Vicente de Carvalho para observar que a rejeição chega a mais de 80%.
Ainda segundo a pesquisa, a prefeita
de Guarujá é rejeitada por 66,3% das mulheres. Diferente da prefeita de Cubatão, onde a administração da prefeita Márcia Rosa é aprovada pelas mulheres.
Que a rejeição à administração da prefeita é grande na cidade, isso não é novidade para ninguém. Quem mora e convive com os problemas da cidade sabe que o atual governo está longe de atender aos anseios mínimos da população.
Entretanto, a prova de fogo da atual administração será o resultado das eleições para deputado. Em especial para deputado estadual, onde o candidato da prefeita, professor Cândido, do PMDB, representará o atual governo e o verdadeiro tamanho do eleitorado da prefeita Antonieta.
É óbvio que a desistência do ex-prefeito Farid Madi e da deputada Haifa em participarem do processo eleitoral, visando preservar a integridade da família, deixou um vasto campo de votos, facilitando a vida de todos os concorrentes.
No mesmo partido que Cândido está a vice prefeita D. Regina Mariano, também candidata a deputada estadual. A vice-prefeita rompeu com a atual administração antes de completar um ano de governo.
Então, sem o casal Madi, dois comprovados puxadores de votos segundo os números oficiais do TRE, a prefeita Antonieta e a própria cidade não espera menos do que a vitória do professor Cândido nas eleições de outubro próximo. Isso, sem desmerecer todos os outros candidatos.
Farid, quando no poder, elegeu com tranqüilidade Haifa deputada estadual. O mesmo se espera da prefeita, que eleja seu pupilo, vereador líder do governo na Câmara, Cândido Garcia, para não ficarmos sem representante na Assembléia Legislativa.
Com relação à eleição de deputado federal, em Guarujá, acompanhamos o crescimento da campanha do advogado Sidney Aranha, do PV. Oposicionista, os munícipes têm aberto suas casas para que o advogado “defensor da água” faça reuniões comunitárias.
Esse apoio comunitário, aliado ao fato de Aranha estar num partido que precisa de menos votos para se eleger, oferecem um ambiente favorável ao candidato.
Nas próximas edições escreveremos sobre outros candidatos e legislação eleitoral.
*O advogado Welinton Andrade Silva é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, coordenador do PSDC na Macro Região da Baixada Santista, membro titular dos diretórios estadual e nacional do partido e ex-secretário da Cultura
welintonandrade@hotmail.com –