quinta-feira, 8 de julho de 2010

TODOS OS BRASILEIROS SÃO REFÉNS DO FIDEL CASTRO DO FUTEBOL NACIONAL

*Dr. Welinton Andrade Silva
No momento em que escrevemos o presente texto, não sabemos quem será o campeão da Copa do Mundo de 2010. Só conhecemos os dois finalistas: Holanda e Espanha.
Ao final, com todos os erros ou roubalheiras dos árbitros, os dois finalistas chegam a essa condição com méritos de suas campanhas. Menos ruim.
Entretanto, o que nos leva a escrever, mais uma vez, sobre a Copa do Mundo (para desespero dos que realmente entendem de futebol) foi a forma como o técnico da seleção brasileira foi demitido.
A Argentina perdeu de quatro para a Alemanha e seu treinador e jogadores foram recebidos com festa e respeito.
É claro que não vamos comparar Dunga com Maradona. Até porque, são personalidades totalmente distintas. Enquanto o primeiro detesta a imprensa, o segundo adora aparecer em qualquer tipo de mídia. E faz de tudo para que isso ocorra.
O treinador do selecionado brasileiro só errou em não ter levado para a África do Sul três ou quatro jogadores que estavam arrebentando nos meses que antecederam o mundial de futebol.
O calvário de Dunga com a imprensa e, consequentemente com a população, ocorreu quase que única e exclusivamente por ele não ter convocado Neimar, Ganso, Adriano e Ronaldinho Gaucho e, talvez, mais dois ou três jogadores menos conhecidos, mas com qualidade tática e técnica melhores do que as dos convocados.
Tivesse o treinador levado referidos jogadores, estaria de bem com todos. A imprensa criticaria muito menos e a opinião pública se calaria com a derrota na África.
Dunga errou ao não levar os jogadores citados? Sim. Entretanto, isso não dá o direito de o presidente da CBF o demitir pelo site da internet.
É fácil para o senhor Ricardo Teixeira demitir o técnico e “agradar, passar a mão na cabeça” da opinião pública. Afinal, ele está na presidência da CBF desde janeiro de 1989. E ficará lá, no mínimo, até o final da copa de 2014, no Brasil, totalizando 25 anos à frente do futebol brasileiro. Uma espécie de Fidel Castro esportivo.
E quem é Ricardo Teixeira? O que o credencia para tomar tal atitude? O nome do presidente não sobrevive a um simples clique do mouse no Google.
Imediatamente, aparecem os escândalos que envolvem o seu nome. São acusações de nepotismo na CBF; pagamento de passagens aéreas para magistrados e outras autoridades assistirem a copa do mundo em outros países; importação irregular de equipamentos; celebração de contratos lesivos ao futebol brasileiro (Nike); omissões em declarações de rendimentos, entre outros.
É esse homem, que está no seu quinto mandato consecutivo na presidência da CBF, que exonerou a comissão técnica, pela internet. Sem nenhum respeito.
Também é esse homem que comandará a seleção brasileira (inclusive nomeando o próximo técnico) para a copa do Brasil.
Dessa forma, esperar o que do nosso selecionado de 2014? Que Deus nos ajude. Mas façamos nossa parte, divulgando o verdadeiro perfil do senhor Ricardo Teixeira. Faça sua parte.

*O advogado Welinton Andrade Silva é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, coordenador do PSDC na Macro Região da Baixada Santista, membro titular dos diretórios estadual e nacional do partido e ex-secretário da Cultura
welintonandrade@hotmail.com